CBMAL

MéDICO DO SAMU EXPLICA O FUNCIONAMENTO DO DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMáTICO

  • 23/05/16
  • 12:05

O Dr. Claubiano Moura, médico intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel Unificado (Samu) ministrou uma palestra para uma turma de 40 bombeiros que atuam no serviço de resgate e salvamento. O tema foi o funcionamento do desfibrilador externo automático, utilizado para reanimação cardiorrespiratória.  

O aparelho é utilizado em parada cardiorrespiratória e tem como função identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Além de efetuar a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax, ainda tem o propósito de ser utilizado por socorristas, que obtenham curso de suporte básico em parada cardíaca.

As principais vantagens do aparelho é a atuação sozinho, de forma automática e inteligente: ele aplica o choque apenas se for estritamente necessário. Ainda tem a vantagem de ser aplicado de forma imediata em caso de parada cardiorrespiratória, onde muitas vezes não há tempo hábil para esperar o serviço de suporte avançado.  

As instruções teórica e prática foram ministradas na manhã desta segunda-feira (23), no auditório do Estádio Rei Pelé. Quatro turmas, totalizando 150 bombeiros devem participar das instruções. 

Para o Dr. Claubiano, a interação entre as instituições é fundamental para garantir uma sobrevida da vítima durante uma ocorrência. “Essa parceria entre o Corpo de Bombeiros, com o suporte básico, e o Samu, com suporte avançado é de extrema importância na melhoria da qualidade do paciente, seguindo os padrões de países de primeiro mundo e chegando a até 70% na melhoria da qualidade de atendimento. Para melhorar essa parceria estamos priorizando os treinamentos”, disse.

Segundo o major Valdomiro Cavalcante, o treinamento é fundamental para manter a tropa preparada. “É sempre importante manter os treinamentos para que os nossos bombeiros de salvamento e resgate estejam sempre prontos e atualizados nos principais protocolos de salvamentos”, disse.

O Corpo de Bombeiros possui oito desfibriladores distribuídos nas ambulâncias.