CBMAL

BOMBEIROS E SECRETARIA DE SAúDE REALIZAM CICLO DE PALESTRAS VOLTADAS AO TRABALHADOR

  • 03/06/16
  • 09:06

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, através da Comissão de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança da Superintendência de Saúde, e a Secretaria Estadual de Saúde firmaram parceria para promover o Ciclo de Palestra em Vigilância à Saúde do Trabalhador. As palestras foram realizadas na manhã desta quinta-feira (2), no auditório do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador, no bairro do Poço.

Segundo a major Ana Clara, chefe da enfermaria da Superintendência de Saúde, a ideia é fazer um serviço de vigilância com os bombeiros. “Através dessa ação poderemos notificar os casos de doenças graves que necessitem de notificação compulsória exigida pelo Ministério da Saúde e acidentes de trabalho graves, já que ainda não temos esse mapeamento na Corporação. Nesse primeiro momento trouxemos toda a equipe médica para acompanhar as orientações da Secretaria de Saúde porque são eles que efetivamente vão fazer as notificações dos casos”, disse.

Outro objetivo do ciclo de palestras é disseminar a cultura da prevenção através de inspeção dos ambientes e processos do trabalho, minimizando os riscos. 

PROGRAMAÇÃO

A abertura do ciclo de palestras começou às 8h30. Em seguida, foi apresentado o Projeto de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Missão da Vigilância em Saúde do Trabalho foi um tema abordado pela diretora da Vigilância da Saúde do Cerest, Gardenia Freitas.  Logo após os senhores Carlos Eduardo e João Carlos ministraram palestra sobre Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador, onde foram apresentados conceitos de segurança do trabalho, além de ações e medidas atenuantes que minimizam os riscos de acidentes.

Finalizando o ciclo, Valéria Bezerra e Bruno Sousa ministraram a palestra com o tema A Importância do registro de casos para construção de um perfil epidemiológico.