CBMAL

CãES DO CBMAL ESTãO APTOS PARA OCORRêNCIAS COM DESLIZAMENTOS E BUSCA EM ESCOMBROS

  • 15/06/16
  • 16:06

 

Com a proximidade do inverno e o início do período chuvoso o número de ocorrências de deslizamento de barreiras aumenta no estado de Alagoas. Sendo assim, o canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está intensificando os treinamentos que envolvam esse tipo de ocorrência com os cães da corporação, Txuca e Scoob.

 

Segundo o Major BM Roberto Wanderley, chefe do canil do CBMAL, os cães já se encontram aptos para busca de pessoas soterradas caso ocorra um deslizamento de barreira: “eles já finalizaram os treinamentos dessa área, mas como estamos nos aproximando do período chuvoso, estamos intensificando para aperfeiçoar ainda mais as técnicas utilizadas”, disse.

 O treinamento é feito simulando uma situação real: “cavamos um buraco, um militar entra, colocamos um tampão, jogamos terra e molhamos. Depois soltamos os cães sem que eles tenham visto onde o militar estava e eles partem para busca. Os cães tem o instinto de cavar, então é isso que eles fazem e sempre encontram a pessoa soterrada durante nossos treinamentos”, disse o chefe do canil explicando que mesmo com o cansaço, devido a alta temperatura do dia, eles rapidamente encontraram.

  

Txuca e Scoob ainda finalizarão o treinamento para busca de cadáveres porque os treinadores ainda não conseguiram apresentar o cheiro do cadáver para os cães e eles estarão prontos para busca em matas, em cerca de quatro meses. O canil CBMAL já está funcionando e operacionalizado em estrutura montada no 2º SGBS localizado na Serraria e além do major Roberto, conta com o capitão Jorge Luiz, sargento Tertuliano, soldados Willienay, J. Alberto, Shirley, Cícero Daniel e Pitanga. Os militares concorrem a escala do canil e em caso de ocorrência estão aptos para levar os cães para atuar.

Os cães são estimulados diariamente e os treinamentos ocorrem uma vez na semana com três militares envolvidos e uma vez por mês  com todos os integrantes do canil.