CBMAL

BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO DE NIVELAMENTO OPERACIONAL

  • 21/06/16
  • 12:06

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, através da Superintendência de Ensino e Pesquisa, iniciou mais um ciclo de instruções de nivelamento operacional com os bombeiros que atuam na área de combate a incêndio. O terceiro ciclo, realizado no Quartel do Comando Geral, no Trapiche, iniciou nesta segunda-feira (20) e termina na próxima quarta-feira (22).

Para o tenente Augusto Neves, um dos instrutores, a rotina de treinamento é fundamental para manter o preparo da tropa. “É importante que o bombeiro fale a mesma língua na hora de uma ocorrência. O treinamento aperfeiçoa os procedimentos operacionais para que cada bombeiro de uma guarnição saiba exatamente como agir da melhor forma possível na hora da ocorrência. Então o treinamento serve para relembrar conceitos básicos do combate ao incêndio, além da aprendizagem de novas técnicas aplicadas e desenvolvidas em corpos de bombeiros de todo o país”, disse.

Inicialmente, os bombeiros que atuam na capital são os contemplados com o treinamento, em seguida, a ação deve atingir todos os quartéis do interior, além dos bombeiros da área administrativa. As instruções são divididas em teórica e prática. Todos os bombeiros realizam as instruções com equipamentos de proteção individual que foram comprados com a taxa de bombeiros.

A iniciativa das instruções veio durante uma palestra ministrada pelo capitão Fernando Holanda que participou do “Fire Days”, evento realizado em São Paulo durante o mês de abril com a participação de bombeiros de todo o país.

Cerca de 180 militares do Grupamento de Incêndio e Grupamento de Busca e Salvamento já participaram dos ciclos de instruções. O quarto ciclo começa na próxima segunda-feira (27) com os militares que atuam na Seção Contra Incêndio do Aeroporto Zumbi dos Palmares.

O calendário da SEP prevê ainda o treinamento para os guarda-vidas do Grupamento de Salvamento Aquático, para os bombeiros das seções administrativas do Quartel do Comando Geral, além de todos os bombeiros dos quartéis do interior. O objetivo da SEP é capacitar todo o efetivo do CBMAL o que equivale a aproximadamente 1200 militares.  

 

 


Últimas Notícias