CBMAL

PRANCHõES ADQUIRIDOS PELA TAXA DE BOMBEIRO SãO UTILIZADOS EM TREINAMENTO

  • 21/06/16
  • 12:06

Guarda-vidas participaram de instruções práticas na Praia do Pontal

O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) realizou na manhã desta terça-feira (21) expediente geral na própria unidade a fim de reunir a tropa de forma periódica para fazer um balanço geral do serviço operacional, além de realizar treinamentos com os guarda-vidas e reconhecimento da praia. A ação segue o planejamento estratégico da unidade, publicado em fevereiro.

Segundo o tenente coronel Reinaldo Moura, comandante do GSA, o treinamento contínuo e os encontros mensais através de formaturas são importantes para entender os anseios da tropa bem como reforçar a capacidade técnica, física e psicológica dos guarda-vidas.

“Mensalmente realizamos uma formatura para reconhecimento das praias, se é mar aberto, se possui muitas correntes de retornos, se é uma praia com profundidade considerável, se tem muitas ondas, se tem um fluxo alto de banhistas. Tudo isso é debatido pelos próprios guarda-vidas que tiram serviço nessas praias”, explicou.  

“Ainda realizamos treinamentos específicos. Seguindo nosso calendário, hoje vamos fazer esse reconhecimento na praia do Pontal e utilizaremos os pranchões adquiridos com a taxa do bombeiro em nosso treinamento”, finalizou.

Além dos pranchões, flutuadores e nadadeiras também foram utilizados no treinamento. Cerca de 70 guarda-vidas participaram do treinamento.

TAXA DO BOMBEIRO

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) fez um investimento para o GSA de dez pranchões, quatro motos de salvamento aquático (jet-ski), dez embarcações, equipamentos para mergulhadores de resgate, além de estar em processo de aquisição de uma nova remessa de nadadeiras, flutuadores, apitos e protetores solares. As aquisições foram oriundas da Taxa de Bombeiro de 2015. A taxa de 2016 já foi enviada para a casa dos cidadãos e pode ser paga até o dia 31 de julho.

TREINAMENTO

As instruções práticas na praia do Pontal consistiram em uma corrida de quatro quilômetros com a tropa formada. Em seguida, técnicas de resgate de vítimas como nado reboque, judô aquático e nado de aproximação foram executadas por duplas de guarda-vidas. A novidade do treinamento foi o uso de pranchões para resgate de até três vítimas simultâneas com apenas um guarda-vidas.

Para o tenente Júlio César Cunha, instrutor, a técnica otimiza o resgate. “Utilizando apenas um guarda-vidas é possível fazer o resgate de três vítimas. Em casos onde há muitas vítimas de afogamento a técnica é de extrema importância podendo ser o diferencial para salvar vidas”, disse. A próxima formatura será em julho na praia do Mirante da Sereia.