CBMAL

SEMANA DO BOMBEIRO: CORPO DE BOMBEIROS DIVULGA CALENDáRIO DE EVENTOS

  • 30/06/16
  • 13:06

Apresentação foi realizada em café da manhã no Hotel Best Western Premier

Rafael Calheiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) apresentou oficialmente à imprensa a programação para a Semana do Bombeiro Militar. A apresentação foi realizada durante uma café da manhã no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, nesta quinta-feira (30).

Na ocasião o comandante geral da corporação, coronel Adriano Amaral da Silva, falou da importância de aproximar a imprensa e a sociedade do Corpo de Bombeiros. “O objetivo dessa apresentação é mostrar todo o funcionamento operacional dos nossos bombeiros para que a sociedade saiba da complexidade e do custo para manter uma corporação sempre pronta para ocorrências de qualquer natureza e gravidade. Essa série de eventos que realizaremos durante a semana mostra exatamente isso”, explicou.

Em seguida, o tenente coronel Ricardo Cruz, chefe da Assessoria de Comunicação do CBMAL mostrou o objetivo da semana e apresentou o calendário de eventos.

“Para esta sexta-feira (01), uma exposição de materiais e viaturas, além da apresentação da banda de música, acontece na Praça Marechal Deodoro, no Centro. No sábado teremos um simulado operacional em Cruz das Almas e uma ação social no Hospital Universitário. No domingo (3) e na segunda-feira (4) teremos uma apresentação cultural da banda de música do Corpo de Bombeiros no Shopping Pátio Maceió e no Parque Shopping Maceió, respectivamente”, disse.

“Na terça-feira (5) ofertaremos um curso de ações preventivas para empresas parcerias na Faculdade Estácio, na Jatiúca. Na quarta (06) será a vez da competição Bombeiro de Fibra,no Ginásio do Sesi,  onde nossos militares farão um circuito que exige o preparo físico ao extremo. Finalizando na quinta (7) com uma formatura militar geral no pátio do Quartel do Comando Geral. Neste dia premiaremos os bombeiros destaques escolhidos pela tropa”, finalizou.

OFICINAS

Já no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), na Pajuçara, oficinas de combate a incêndio, salvamento em altura e atendimento pré-hospitalar foram apresentados à imprensa. Foram mostrados equipamentos e viaturas adquiridos com a taxa de bombeiro. Na ocasião, o tenente Diego Ferreira mostrou os equipamentos utilizados pelas ambulâncias como desfibrilador automático, colar cervical, prancha, além de desencarcerador portátil, utilizado para retirar vítimas presas às ferragens de veículos de pequeno porte.

A capitã Ana Carla mostrou o funcionamento do caminhão de combate a incêndio e os equipamentos utilizados pelos bombeiros, como capacete do tipo gallet, capa de aproximação, bombas costais, abafadores, equipamento de proteção respiratória e afins.

Mas a sensação foi a Auto Bomba Escada. A viatura, operada pelo capitão Fernando Holanda, subiu a uma altura de 39 metros e mostrou como pode ser feito o combate a incêndio e o resgate de possíveis vítimas em um prédio, por exemplo. OS profissionais da imprensa tiveram a oportunidade de subir na escada para sentir a sensação que o bombeiro passa em casos extremos.