CBMAL

SEMANA DO BOMBEIRO: FORMATURA GERAL MARCA ENCERRAMENTO DA SEMANA BOMBEIRO MILITAR 2016

  • 07/07/16
  • 14:07

A Semana Bombeiro Militar 2016 chegou ao fim depois de diversos eventos voltados para valorização da tropa e aproximação da corporação com a sociedade. Os eventos se iniciaram no dia 30 de junho, com o lançamento da semana para a imprensa, e seguiu com exposição de materiais e viaturas, simulado operacional, curso preventivo para empresas parceiras, apresentação da banda de música em shoppings da capital e competição bombeiro de fibra. Para encerrar, foi realizada a formatura geral alusiva às comemorações do dia nacional do bombeiro na manhã dessa quinta-feira, 07, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), compremiação do Bombeiro Destaque 2016 e entrega dos trofeus da competição operacional bombeiro de fibra. Também foram entregues os trofeus dos três prmeiros colocados na classificação final dos jogos internos do CBMAL, realizado no mês de junho. Em terceiro colocado ficou a equipe da CEDEC / SAT, em segundo a equipe do GSA e o campeão foi o QCG BM.

Estiveram presentes autoridades militares e civis para prestigiar o evento, como o vice-governador do estado de Alagoas, Luciano Barbosa, que não mediu esforços para enaltecer o serviço realizado diuturnamente pelo bombeiro militar, que sempre está pronto para salvar vidas. Ele relembrou a enxurrada que acometeu Alagoas no ano de 2010 e fez questão de engrandecer o serviço realizado pelos bombeiros naquela ocasião. “Se não fosse o trabalho anônimo do soldado bombeiro militar, muitas vidas teriam sido perdidas. Os senhores vivem o dia a dia para atender a qualquer solicitação e a qualquer pessoa da sociedade, vocês são os guerreiros que nós precisamos”, disse o vice-governador, parabenizando a todos os bombeiros militares de Alagoas.

A valorização do profissional bombeiro militar é um dos grandes objetivos da corporação, que não mede esforços em dar condições e estruturas dignas para que o bombeiro possa exercer sua função que é salvar vidas. Com isso, a corporação entende que aquele bombeiro que se destaca de forma diferenciada no desempenho de sua missão merece ser homenageado. Desta forma, os grupamentos e subgrupamentos de bombeiro militar de todo o estado escolheram o seu bombeiro destaque. Aquele bombeiro abnegado, bom de trabalhar, que não mede esforços para ajudar o companheiro de farda e a sociedade em momentos de agonia. Esses bombeiros receberam das mãos do comando da corporação e das autoridades presentes um troféu como um singela homenagem por tudo que representam para o CBMAL.

O Sargento Joswilson Guimarães é bombeiro militar desde 1998 e ele foi eleito pela tropa do I Subgrupamento de Busca e Salvamento como o bombeiro destaque 2016. Escolhido por seus pares, ele diz que foi pego de surpresa com essa indicação: “Eu realmente não esperava, porque tudo que eu faço pelo meu quartel e pelos militares que trabalham comigo é natural, e nunca esperei algo em troca por isso”. Guimarães é o tipo de militar proativo, sempre disposto e interessado em ajudar. Se o quartel está precisando capinar, ele vai e capina, se tem uma árvore precisando de poda, ele vai e poda, se ele aprende algo novo ou percebe que a tropa está precisando relembrar alguns conhecimentos, ele vai e dar instrução. Tudo isso pelos próprios militares e pelo quartel que ama e passa grande parte do seu tempo.

Além disso, os campeões da competição operacional “bombeiro de fibra”, realizada nessa quarta, 06, também receberam seus troféus diante de toda a tropa do CBMAL, sendo o exemplo que são para seus pares pela coragem e força de enfrentar uma competição exaustiva, difícil e com nível físico muito elevado.

O soldado Henderson Morais ficou em primeiro lugar na categoria masculina até 35 anos da competição bombeiro de fibra 2016, e ele diz que o treinamento constante é o que faz a diferença para um resultado expressivo. “Nós precisamos treinar sempre e não só quando sai um edital de uma competição como essa. Os treinamentos vão ser o diferencial não só para competições, mas para o serviço operacional que desempenhamos, porque o resultado aqui é o mesmo resultado de um salvamento na rua”. Disse o campeão, enfatizando que a partir de agora os treinos serão intensificados com os demais primeiros colocados nas outras categorias, tenente Feliciano e soldado Stephany para representar bem o CBMAL na competição nacional, intitulada competição bombeiro de aço, que será realizada em Santa Catarina, no mês de novembro.

O comandante geral da corporação, coronel Adriano Amaral, parabenizou a todos os bombeiros militares pelo dia nacional dos bombeiros, e também a todos os envolvidos na Semana Bombeiro Militar 2016, os participantes da competição bombeiro de fibra e os bombeiros destaques desse ano. Aos bombeiros destaque, ele enfatizou a importância de cada um para seus companheiros de farda e para a corporação: “esta homenagem é parte do reconhecimento institucional da colaboração que esses militares têm desprendido à causa bombeiro militar. Espero que esse exemplo sirva de estímulo e motivação a todos nós que fazemos a corporação”, disse.

No dia 02 de julho de 1856, quando o Imperador Dom Pedro II instituiu o primeiro Corpo de Bombeiros comemora-se o dia nacional do bombeiro. Em alusão àquela memorável data é celebrado o espírito de dedicação, abnegação e devoção do soldado do fogo à nobre missão de salvar vidas e riquezas. 


Últimas Notícias