CBMAL

SEMANA DO BOMBEIRO: COMPETIçãO BOMBEIRO DE FIBRA 2016 FOI MARCADA POR DISPUTAS ACIRRADAS

  • 08/07/16
  • 19:07

Apenas seis segundos separaram os três primeiros lugares na categoria masculino até 35 anos no Bombeiro de Fibra 2016. A competição ocorreu na manhã da última quarta-feira (6) e fez parte das comemorações da Semana do Bombeiro Militar 2016.

O primeiro colocado foi o soldado Henderson Morais com a excelente marca de três minutos e 5 segundos. O soldado Diogo Cordeiro, também do GBS, foi um dos primeiros competidores a terminar a prova fechando com o tempo de três minutos e seis segundos, definindo logo no início da competição um índice muito baixo, mas acabou com a segunda colocação. Já o soldado Luiz Gustavo, terceiro colocado, também fez uma ótima prova com tempo de três minutos e onze segundos, apenas cinco segundos a mais que Cordeiro.

Os três militares pertencem ao Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) que aliás foi a unidade com maior número de inscritos, sendo onze nas categorias masculinas e uma na categoria feminina.

Na categoria feminina até 35 anos, participaram quatro bombeiras. A soldado Stephany Domingos da Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social (ARPCS) com o tempo de sete minutos e 42 segundos, somente onze segundos à frente da segunda colocada a soldado Clarissa Lima, também do GBS. Já a terceira colocada foi a tenente Beth Graziele com o tempo de nove minutos e doze segundos.

“Não foi fácil, fui muito desafiada, disseram que eu não terminaria a prova”, disse a campeã Stephany. A militar disse também que participou da prova para mostrar para ela mesma que estava em condições físicas adequadas, como para incentivar a participação de outras militares. “Espero que nas próximas competições as bombeiras da corporação participem mais, porque esse é um evento feito para nós bombeiros”, concluiu.

Na categoria masculino acima de 35 anos, o tenente Messias Feliciano conquistou o primeiro lugar com o tempo de três minutos e 17 segundos, seguido pelo o sargento Gouveia com a marca de quatro minutos e um segundo. Em terceiro, o comandante do GBS, major Cavalcante com o tempo de quatro minutos e 23 segundos.

Esses resultados mostram como o nível da competição subiu esse ano. “Parabéns a todos os competidores, vocês são diferenciados, não só por participarem, mas sim por mostrarem comprometimento, garra e entusiasmo que contagiou todos que estavam presentes assistindo”, disse o tenente Gregório, da comissão organizadora, em uma rede social.

PREPARAÇÂO PARA O BOMBEIRO DE AÇO

Esse ano, a prova do Bombeiro de Fibra foi pensada como um preparatório para o Bombeiro de Aço, competição nacional que ocorrerá em novembro durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), em Florianópolis, Santa Catarina.

“A ideia era fazer uma prova bem semelhante à do Bombeiro de Aço, onde o Bombeiro de Fibra já serviria de seletiva. Então a gente teve que fabricar alguns materiais que ficaram muito bons. Apesar das dificuldades que a gente conseguiu fazer uma prova do jeito que a gente queria”, disse o capitão Diogo Andrade, da Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP).

Os primeiros colocados de cada categoria conquistaram uma vaga para a defender Alagoas no Bombeiro de Aço, foram eles: Stephany Domingos (ARPCS), Henderson Morais e Messias Feliciano (ambos do GBS).

Morais destaca que o treinamento constante é o que faz a diferença para um resultado expressivo. “Nós precisamos treinar sempre e não só quando sai um edital de uma competição como essa. Os treinamentos vão ser o diferencial não só para competições, mas para o serviço operacional que desempenhamos, porque o resultado aqui é o mesmo resultado de um salvamento na rua”, disse o campeão.