CBMAL

BOMBEIROS DE ALAGOAS REALIZAM CURSO DE TRIPULANTE EM MATO GROSSO

  • 15/07/16
  • 13:07

Três bombeiros militares de Alagoas concluíram no último dia 05 de julho curso de tripulante operacional multi-missão realizado no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no estado do Mato Grosso. Os militares são o sargento Marcelo, sargento Batista e soldado Juliano que iniciaram o curso no dia 02 de maio, com carga horária de 584 horas.

Os bombeiros tiveram instruções teóricas e práticas nas disciplinas de ética, cidadania e cultura aeronáutica, direitos humanos, sobrevivência, armamento e tiro, operações aquáticas e em altura, navegação aérea, segurança de voo, movimentação e estacionamento de aeronaves, imobilizações táticas, prática de operações helitransportadas, entre outras.

Com o encerramento desse curso, os militares estão aptos a operar na aeronave em ocorrências policiais, de salvamento e resgate. O curso iniciou com 27 alunos, e 20 concluíram.

Para o coronel André Madeiro, comandante do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, o reforço dos militares contribui para potencializar as ações do grupamento. “Temos orgulho de receber os três bombeiros advindos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Os militares foram destaque durante o curso de tripulante operacional. À capacitação desses militares irá potencializar ainda mais as ações de busca, salvamento e resgate”, disse.

O curso de tripulante operacional é essencial para que praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros possam trabalhar em helicópteros. O tripulante operacional é responsável pela guarda da aeronave quando se encontra pousada fora da sede, ele também realiza o tiro embarcado, no caso dos policiais militares, e auxilia os pilotos na navegação aérea segura, informando obstáculos no solo, aves na rota aeronaves nas proximidades.

O soldado Juliano destaca a importância de realizar um curso como esse para profissionais bombeiros e policiais militares: “Com esse curso nós conseguimos agregar ao nosso currículo uma gama de conhecimento enorme e também nos habilita a trabalhar numa área que só cresce na segurança pública nacional. E para o estado é de grande importância pois investiu no serviço que dá um retorno rápido e direto à segurança pública e a sociedade”. Ele ainda destaca a grande experiência que teve com o curso: “ A experiência foi única e rica, pois tivemos contato com uma doutrina, estrutura e profissionais de vários locais do país”, disse.


Últimas Notícias