CBMAL REINAUGURA NOVO CENTRO DE TREINAMENTO DE JIU-JITSU

• 21/07/16

Centro de treinamento funciona no Grupamento de Salvamento Aquático

A prática de exercícios físicos ultrapassa barreiras, e para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), transcende tudo que separa o meio civil do meio militar. Para a corporação, um militar motivado e preparado fisicamente e psicologicamente é um militar que se exercita e por esse motivo recebe todo o incentivo, realizando suas funções diárias com mais determinação, eficiência e eficácia.

E assim o jiu-jitsu surgiu no CBMAL. De forma tímida ele ganhou os corredores do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) e hoje ele cresceu, em tamanho do centro, em número de praticantes e no amor e dedicação que cada um carrega no peito.

Com isso, nesta quinta-feira, 21, o comando do CBMAL foi ao CT 1º Tenente Childerico Alexandre Marques Silva, da equipe Fire Fighters Jiu-Jitsu / Sandro Melo Jiu-Jitsu para realizar a reinauguração do CT após mudança de local e reforma que duraram cerca de dois meses.

SONHOS QUE SE TORNARAM REALIDADE

Tudo começou há cerca de cinco anos. Os viciados em jiu-jitsu rolavam no chão cru do alojamento masculino de cabos e soldados do GSA e depois de alguns rolas e de costas doloridas, o sargento Amorim, o sargento Nicolas, o soldado Paulo Rodrigues, o cabo Leal, entre outros, resolveram comprar dois jogos de tatames e ficaram fazendo uns treinos tímidos no cantinho de uma sala.

Mas Amorim queria mais, sonhava mais alto. “Ele ficava falando todos os dias que precisávamos crescer mais, tornar o nosso CT oficial e que podíamos fazer isso”, disse o mestre faixa preta, soldado Paulo Rodrigues, conhecido entre os amigos de treino como PR. E assim, com o apoio do comandante do grupamento na época, o tenente coronel Jack Emerson, eles conseguiram uma sala maior para se instalarem.

“Não tinha tatame suficiente para a sala toda, então ficamos na metade da sala, depois completamos o tatame, fomos organizando pintura, materiais, ventilação, e tudo mais que compunha o CT”, disse o cabo Leal, faixa marrom da equipe. Até que o centro de treinamento foi oficialmente inaugurado no dia 14 de maio de 2013, com o total apoio do grupamento e da corporação. Assim, os militares foram aderindo e a família foi crescendo.

JIU-JITSU QUE SALVA VIDAS

“Que o treino seja forte, mas não tão forte quanto a irmandade que nos une”. Esse é um dos lemas do CT e da equipe firefighters. Frase criada pelo tenente coronel Jack Emerson e que o cabo Edson Rodrigues também leva para sua vida.

Edson tem muita história para contar. Ele é bombeiro militar desde 2002 e entrou no jiu-jitsu um pouco depois da inauguração do CT no GSA. “Diante de tudo que eu já vivi, das experiências que vivenciei, de mudança de vida, a família firefighters e a irmandade que nos une é uma das grandes responsáveis por eu ser quem eu sou hoje”.

Edson teve problemas com dependência química, foi internado e passou uma época afastado da corporação. Quando aos poucos ele pôde voltar, sempre foi uma luta diária. E com o jiu-jitsu, ele viu algo diferente. “Eu vi no jiu-jitsu algo que iria ajudar a me fortalecer, a continuar procurando e buscando todos os dias me manter sóbrio e resolver questões na minha vida, aprender novos princípios e conceitos, ser uma pessoa melhor, um melhor filho, um melhor pai, um melhor irmão, e fazer tudo isso com meus amigos que sempre me apoiaram, no meu ambiente de trabalho era algo que antes eu não imaginava”, contou.

Edson hoje não vive sem o jiu-jitsu e poder fazer parte do crescimento dessa equipe e dessa família é inexplicável para ele: “Aqui eu tenho respeito, confiança, companheirismo, união e isso é o que move minha vida hoje”, disse. “Cada vez que acordo para vim treinar, agradeço por mais uma chance”.

A REINAUGURAÇÃO

Assim, os militares perceberam o crescimento da equipe e sentiram a necessidade de um lugar maior. Com o apoio do comando do GSA e com a determinação do sargento Amorim em correr atrás de tudo, o CT mudou de local para um ambiente maior, mais arejado e iluminado, dispondo de um ambiente mais agradável para os praticantes da arte suave e com uma das melhores estruturas em termos de centro de treinamento de jiu-jitsu em Maceió.

Para o comandante do GSA, tenente coronel Reinaldo Moura, é uma honra ter contribuído para que essa mudança ocorresse. “Para qualquer comandante e em especial para mim é um privilegio poder contribuir e estar fazendo parte dessa nova fase de incentivo ao esporte que a corporação está dando para os militares. O jiu-jitsu no GSA sempre poderá contar com o nosso apoio”, disse.

E para o comandante da corporação, coronel Adriano Amaral, esportista nato desde a adolescência, é certo que o esporte agrega valores: “Vocês são responsáveis por tudo isso e fazem tudo com a maior dedicação e desprendimento possíveis. Se respeitam, se ajudam, se dedicam e a corporação bombeiro militar só tende a ganhar com o jiu-jitsu praticado por vocês”, falou o comandante, enaltecendo e homenageando cada militar que contribuiu para a reforma do novo CT e para todos que se dedicam a prática da arte suave. Ele aproveitou e pediu os parabéns especiais para o sargento Alaniel e para a soldado Suzan que competiram representando a corporação recentemente em um campeonato internacional no Rio de Janeiro, trazendo uma medalha de ouro para casa.

O mestre Sandro Melo, grande convidado do evento, também se sente lisonjeado de ter o nome da sua equipe vinculado a instituição mais respeitada da sociedade. “Para mim é uma honra e um prazer fazer parte do crescimento de vocês e ver o quanto o nosso jiu-jitsu vem agregando valores para vocês como pessoas e profissionais”, falou Sandro, que aproveitou para dar mais uma divisa para o mestre do CT, o soldado Paulo Rodrigues, que emocionado, não deixou de homenagear o sargento Amorim por todo trabalho e empenho que fez com que esse sonho se tornasse realidade.