FORMATURA GERAL CELEBRA IMPLANTAçãO DO UNIFORME LARANJA PELA CORPORAçãO

• 04/08/16

Cerimônia também realizou entrega de certificados do CRAI

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas realizou formatura militar, nesta quinta-feira (4), em comemoração ao Mês do Soldado, alusivo ao dia 25 de agosto, Dia do Soldado. A formatura também celebrou a primeira vez em que a tropa inteira utilizou o novo uniforme de cor laranja e, ainda, marcou o encerramento do Curso de Resgate em Áreas Inundadas – CRAI.

No dia 1º de agosto teve fim o prazo para transição de uniformes e toda a tropa deve seguir obrigatoriamente o novo regulamento de uniformes, publicado no diário oficial do estado em 30 de julho de 2015 por meio do decreto n° 41.340.

A principal diferença está no uniforme operacional que era cor caqui e agora passa a ser laranja, por apresentar melhor visibilidade em ocorrências. A cor já é usada em diversos corpos de bombeiros do país.

Os uniformes do CBMAL, com seus distintivos, insígnias e emblemas, são privativos dos bombeiros militares e representam o símbolo da autoridade de bombeiro militar, com as suas respectivas prerrogativas. É vedado a qualquer cidadão civil, bem como organizações civis, usar uniformes, ostentar distintivos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os adotados pelo CBMAL.

De acordo com o coronel Adriano Amaral da Silva, além da funcionalidade, o uniforme tem conquistado muitos elogios. “Temos recebido vários elogios sobre a cor do uniforme, realmente está muito bonito”, disse.

“Muito bonito ver a tropa formada pela primeira vez com o nosso novo uniforme, que mostra nossa identidade”, disse o subcomandante geral, coronel Paulo Marques.

CRAI

Com duração de 80 horas, o Curso de Resgate em Áreas Inundadas (CRAI) buscou apresentar novas técnicas para o atendimento de diversos tipos de ocorrências em cursos d’água, tratando-se ou não de enchentes. O CRAI teve início em 30 de maio de 2016 e foi dividido em parte teórica e parte prática, em que dez bombeiros militares após aprovados em processo de seleção interno puderam conhecer e estar aptos para empregar as mais variadas e recentes técnicas, táticas e equipamentos adequados ao resgate em áreas inundadas.

Familiares acompanharam e entregaram os certificados de conclusão do CRAI aos militares participantes que entraram em forma com coletes e capacetes utilizados nos resgates em áreas inundadas.

Em sua fala, o tenente coronel Reinaldo Moura, orador da turma, agradeceu à Secretaria de Segurança Pública (SSP), ao comando, ao subcomando, à Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP) e aos instrutores pela dedicação e empenho para realização do curso. O militar ainda ressaltou a importância de cursos que preparem o bombeiro militar de forma a otimizar sua atuação em ocorrências.

“Não podemos esquecer do principal bem que qualquer instituição possui, o ser humano. Não podemos deixar de nos preocupar, pois de nada adianta ter os melhores equipamentos se o principal instrumento – o bombeiro – não estiver em condições físicas, psicológicas e técnicas para realizar o salvamento”, afirmou o tenente coronel.

O tenente coronel Walfrânio, superintendente da SEP, incentivou a disseminação do conteúdo do curso pelos participantes. “Agradeço ao curso pelas palavras. Sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos para que possamos cumprir nossa missão institucional, que é riquezas e vidas salvar”, falou o superintendente.

TAXA DE BOMBEIROS

O comandante geral falou ainda sobre a expansão da cobrança da Taxa de Bombeiros para as cidades de Marechal Deodoro, Coruripe Arapiraca e Maragogi. O oficial destacou a importância dos militares, juntamente com suas famílias e amigos, atuarem como multiplicadores, explicando sobre o destino dos recursos e a relevância para prestar melhor atendimento a população.

REFORMA DOS QUARTÉIS

O comandante disse ainda que foi assinado pelo governador do Estado, Renan Filho, a autorização para o CBMAL contratar as construtoras que farão as reformas dos quartéis na capital e no interior no valor total de 2,5 milhões.