CBMAL

VISTORIANTES E ANALISTAS TéCNICOS DO CBMAL PARTICIPAM DE INSTRUçãO DE ATUALIZAçãO

  • 18/08/16
  • 11:08

Os bombeiros militares pertencentes à Superintendência de Atividades Técnicas  (SAT) receberam uma instrução na manhã desta quinta-feira (18) sobre as mudanças ocorridas na NBR 5419/2015 que trata sobre o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), aplicado em edificações prediais.

A instrução visou apresentar aos militares a atualização desta norma quanto aos pontos principais e alterações significativas, garantindo que os processos sejam analisados e vistoriados pela SAT quanto ao risco à vida e as perdas no serviço público, patrimonial e cultural, sempre colocando a segurança em primeiro lugar.

O sargento Luiz Alberto, engenheiro eletricista, responsável pela instrução, explicou que anteriormente a norma exigia apenas uma avaliação de risco da edificação que dizia se a exigência da proteção contra descargas atmosféricas era obrigatória, opcional ou dispensada. “Com a atualização da norma, passou a ser exigida a ART de gerenciamento de risco assinada pelo engenheiro eletricista com todas as medidas que devem ser tomadas pelo responsável para proteger o edifício contra as descargas atmosféricas. Anteriormente a norma não falava das medidas e nem como gerenciar”, disse o engenheiro. 

Com essa mudança, o analista deverá cobrar o relatório de gerenciamento e todas as medidas que foram tomadas nas edificações multifamiliares, comerciais e públicas e no caso de não estarem de acordo com a norma, serão notificados e terão que se regularizar. Para o major Rafael Ribeiro, chefe da seção de estudo e análise de projetos da SAT, é sempre muito importante apresentar as atualizações das normas técnicas que afetam diretamente o serviço desempenhado por eles: “nossos militares são técnicos e trabalham com a prevenção e com a minimização de riscos, e eles devem sempre estar atualizados para garantir a maior segurança da população, pois uma pequena mudança faz uma grande diferença quando falamos de vida”, disse.

 


Últimas Notícias