CBMAL

MAIOR TURMA DO CBMAL COMEMORA 10 ANOS NA CORPORAçãO

  • 12/09/16
  • 19:09

Combatentes, músicos, capelães e profissionais de saúde evoluíram o Corpo de Bombeiros

 

Em 11 de setembro de 2006, eram nomeados mais de 600 homens e mulheres que mudariam a história do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que naquele ano completava 60 anos de serviços prestados à sociedade alagoana. Foram 600 soldados combatentes, além de músicos, capelães e profissionais de saúde, formando assim a maior turma da corporação.

Após a nomeação, teve início o curso de formação, que durou cerca de oito meses, com instruções nas mais diversas áreas de atuação dos bombeiros, como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático, em altura, além das disciplinas militares, como regimento militar e ordem unida, tudo para inserir quem vinha do meio civil à nova realidade de vida.

Alguns assustados, outros ansiosos, mas todos felizes em fazer parte de uma instituição de alta credibilidade e importância para a população. O soldado Oliveira Silva era um desses curiosos alunos, que não desperdiçava a chance de aprender e guardou boas lembranças do curso de formação.

“Sem dúvida uma das experiências mais transformadoras da minha vida. Passar pelo Curso de Formação de Praças 2006 (CFP) não só marcou a minha vida, mas também a de muitos companheiros de turma. Fui integrante do 7° pelotão e guardo na memória cada aula, cada corrida, cada “pagação”, cada amigo”, afimou o militar.

Oliveira Silva formou-se em segundo lugar na classificação geral do CFP e hoje está lotado no 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM). “Sempre ouvia dizer que sentiríamos falta do curso quando acabasse e era verdade. São muitas lembranças boas”, concluiu.

Para o comandante geral, coronel Adriano Amaral, é indiscutível a importância desses militares de 2006 para a evolução do CBMAL. “Foi um marco na nossa história. Esta turma aumentou o nosso efetivo, o que possibilitou a expansão para o interior do estado, por exemplo, e trouxe uma característica inovadora, visto a maioria ser composta por militares com formação acadêmica, o que se traduziu na evolução do serviço operacional e das funções dos setores administrativos do CBMAL”, destacou o comandante geral, que aproveitou para agradecer a Deus pela oportunidade de estar colhendo os frutos oriundos desta formação.