CBMAL

TRIATLO: BOMBEIRO VAI PARTICIPAR DO IRONMAN NO HAVAí

  • 20/09/16
  • 12:09

 

Competição mais importante da modalidade será realizada no dia 8 de outubro

 

O triatleta e soldado bombeiro militar Fabiano Paes de 43 anos está em fase final de treinamento para a prova mais importante de triatlo do mundo: a prova de Kailua-Kona no Havaí, que será realizada no dia 8 de outubro. O atleta se credenciou ao completar o Ironman do Brasil, realizado em Florianópolis, com o tempo de 9h37, necessário para conquista da vaga do mundial.

 

“A conquista da vaga veio através de muita luta em todos os sentidos. Desde o treinamento ardoroso, cansativo e intenso, até a falta de recursos para se ter resultados mais profissionais, de alto nível. O treinamento é diário e é preciso um trabalho profissional de nutrição, planilhas de treinos, logística e equipamentos” comenta.

COMPETIÇÕES

2015 foi um ano recheado de competições. Paes conta que foram duas provas de Iron Man, uma em Fortaleza e outra em Florianópolis, e duas provas Challenge 70.3, que é a metade da prova de um Iron Man.

 

“Meu corpo estava bem cansado pelo fato de ter feito duas provas grandes e dois challenges em apenas um ano. Entre a competição de Fortaleza e o Challenge de Florianópolis, foram apenas 21 dias”, conta.

 

TREINAMENTOS

A rotina de treinamentos é bastante exaustiva e exige uma disciplina de super atleta. O triatleta precisa seguir a risca uma planilha de treinamentos específicos. Todos os dias são 5 mil metros de natação. Na segunda-feira são 120 quilômetros  de bicicleta, na terça um treinamento de explosão e controle de respiração com a corrida, na quarta são mais 29 quilômetros de corrida, na quinta-feira outros trabalho de explosão e controle de fôlego, desta vez com o ciclismo, chamado de treino de tiro.

Na sexta-feira são mais 100 quilômetros de ciclismo. No sábado mais 160 quilômetros de ciclismo com subidas, alinhados a 15 quilômetros de corrida. Nem no domingo há descanso. São mais 150 quilômetros de ciclismo encerrando a semana de árduo treinamento.

 

Quando a competição está próxima, o treino é “mais leve” para que o corpo recupere as energias e o atleta obtenha o rendimento esperado na competição.  

 

CUSTOS

Paes ressalta a dificuldade para manter o foco nos treinamentos. “De certa forma é mais fácil o trabalho do atleta profissional porque ele vive do esporte, recebe o apoio necessário através de patrocinadores e dedica todo seu tempo aos treinamentos. Para mim que ainda sou amador, preciso arcar com todas as despesas. É claro que ainda recebo apoios pontuais e fundamentais, mas o custo é enorme para disputar uma prova de nível mundial. É preciso ter paixão e muita disciplina”, conta.

 

Além dos custos com hospedagem e passagens aéreas, ainda existe o custo dos equipamentos para treinos, suplementos alimentares, inscrição na prova, passaporte, visto, bicicleta voltada para o triatlo, entre outros.  Com apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da própria corporação, além da iniciativa privada, os custos foram minimizados, mas os recursos não foram suficientes para arcar com todas as despesas da competição.

 

 

RIFA

Pensando nesses gastos, o atleta organizou uma rifa de uma bicicleta Mountain Bike24v para custear suas despesas. O sorteio será realizado no dia 24 de setembro pela extração da Loteria Federal e cada bilhete custa R$ 10. A rifa pode ser adquirida na Assessoria de Comunicação do CBMAL. O atleta disponibilizou o número particular 9 8853 2725 para mais informações sobre a rifa.

 

VIAGEM

A viagem está marcada para o dia 30 de setembro. O triatleta embarca de Maceió com sua equipe em voo para São Paulo, em seguida para Los Angeles, nos Estados Unidos, para só então prosseguir até o arquipélago no Oceano Pacífico. Uma viagem cansativa que ao total vai durar quase dois dias.

 

“Precisamos ir mais cedo para o corpo se adaptar com o fuso horário e não prejudicar o meu desempenho na prova”, explicou.

 

A PROVA

O Ironman do Havaí, organizado pela WorldTriathlon Corporation, é considerada a prova mais importante e difícil da modalidade e acontece após uma série de qualificações ao redor do mundo pelas provas de triatlo. Consiste em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. No Brasil, dois eventos são reconhecidos e que podem classificar atletas para o Havaí, o Ironman realizado em Fortaleza e Florianópolis.

 

Para participar da prova, o atleta precisa atingir um índice mínimo que o credencie a realização da competição. A competição no Havaí é realizada desde 1976 e o resultado mais expressivo de um brasileiro foi na competição feminina com a triatleta Fernanda Keller que entre 1994 e 2000 conquistou seis terceiros lugares. Até hoje é a única sul-americana a ficar entre as três primeiras colocações.