CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR LANçA PROJETO SURF SALVA NESTE SáBADO, 22

  • 17/10/16
  • 12:10

 

Na luta pela vida, quanto mais pessoas capacitadas envolvidas melhor. Com esse pensamento de irmandade e parceria, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através de seu Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), lança no próximo sábado, (22), a partir das 08 horas, o Projeto Surf Salva, direcionado a surfistas e moradores locais de praias alagoanas. A iniciativa ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude.

Neste primeiro momento, as instruções serão ofertadas para surfistas da área da praia de Jatiúca e proximidades. Quinze vagas estão sendo disponibilizadas gratuitamente e as pré-inscrições podem ser realizadas através do e-mail surfsalvaalagoas@gmail.com ou no local por ordem de chegada, em frente ao posto de Guarda-Vidas (GV) da Jatiúca.

A ideia já é adotada por algumas corporações bombeiro militares do país, e tem gerado excelentes resultados. Segundo o major Aluísio Wanderley, subcomandante do GSA, o surfista tem o privilégio de já se encontrar dentro da água no momento em que ocorre um afogamento, e estando capacitados para atuarem, os surfistas irão salvar vidas de forma segura, em parceria com os GV do CBMAL.

“Estamos implantando o surf salva para preparar os surfistas para realizarem o socorro de vítimas de forma adequada, tanto na abordagem a ser executada na água como no atendimento que deve ser realizado na areia. E por ter um material como a prancha à sua disposição, o surfista pode ajudar um afogado de forma segura para ele também”, explicou ele, enfatizando a voluntariedade de militares na implantação desta relevante parceria.

Dentre as instruções estão: introdução ao salvamento; equipe GV e surfista; geografia da praia; prevenção de afogamento; socorro com prancha; suporte básico de vida, entre outras de grande importância para a realização de um salvamento adequado e seguro. Após as aulas, será emitido certificado digital aos participantes.

Ainda este ano, deverá ser formada uma turma do Surf Salva para surfistas e moradores da Praia do Francês.