GRUPAMENTO DE SALVAMENTO AQUáTICO TEM NOVO COMANDANTE

• 04/11/16

O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) realizou na manhã desta sexta-feira (04) a solenidade militar de passagem de comando da unidade. O evento ocorreu na sede do GSA, no Pontal da Barra, com toda a tropa do grupamento.

O tenente coronel Reinaldo Moura entregou o cargo de comando da unidade para o major Bruno Vieira. Durante seu comando, foi responsável por desenvolver o planejamento estratégico da unidade, além de promover diversos cursos de captação para os guarda-vidas.

“Foram dois anos e dois meses a frente do GSA que representa uma pequena parte da construção dessa admirável instituição que é o Corpo de Bombeiros. Deixo o grupamento com a sensação de dever cumprido por ter dado o meu melhor nesta unidade que é exemplo de conhecimento, comprometimento, atitudes e, principalmente, união”, disse.

Aquisição de materiais operacionais para guarda-vidas e mergulhadores, e aquisição de motos aquáticas (jet-skis) e botes infláveis, também foi um marco no seu comando.  O tenente coronel assumiu a Superintendência de Planejamento, Orçamento, Finanças no Quartel do Comando Geral.

CURRÍCULO

Já o novo comandante assume pela primeira vez o comando de uma unidade operacional. O major Bruno incorporou às fileiras da corporação em 2002. Cursou a Academia de Polícia Militar de Paudalho nos anos de 2002 a 2004. Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2011, na Academia da Polícia Militar Senador Arnon de Mello.

Já trabalhou no 7° Grupamento Bombeiro Militar (Arapiraca), na Diretoria de Atividades Técnicas, no Grupamento de Socorros e Emergência, foi subcomandante do antigo Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA), presidiu a comissão permanente de licitação, foi chefe de gabinete do subcomandante geral e chefe da Secretaria Administrativa do Gabinete do Comando Geral.

O major combatente possui o curso de salvamentos especiais, curso de perícia em incêndio e explosões (Brasília), curso de salvamento veicular leve (carros pequenos) e pesado (ônibus e caminhões), curso de atendimento pré-hospitalar e curso de piloto de embarcação pública.

“É um enorme desafio na minha carreira profissional e espero corresponder às expectativas do comando geral que depositou confiança no meu trabalho. Agradeço a oportunidade e certamente vou trabalhar de forma séria e incansável para atender os anseios da tropa”, disse.

SOLENIDADE

A solenidade militar contou com a banda de música, oficiais e praças do grupamento, além da presença do comandante geral, coronel Adriano Amaral da Silva, oficiais superiores, comandantes operacionais da capital e interior.

O GRUPAMENTO

O GSA fica localizado no Pontal da Barra e é responsável por salvaguardar o litoral. Praias como Francês, Barra de São Miguel, Guaxuma, Pontal, Jatiúca e Mirante da Sereia contam com a presença de guarda-vidas e embarcações que garantem a segurança da população.

O Grupamento também é responsável por um dos projetos mais procurados da corporação: o Projeto Golfinho. Além de guarda-vidas, o grupamento tem uma equipe de mergulhadores que realizam buscas em ambientes alagados.

SURF SALVA

Além da solenidade militar, haverá a entrega dos certificados dos participantes do Surf Salva, projeto do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) que visa orientar surfistas da capital em como agir durante situações de afogamento.

O minicurso, realizado na praia da Jatiúca no dia 22, foi promovido pelo GSA em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e contou com instruções de atendimento pré-hospitalar em afogados, transporte de vítimas, reanimação cardiorrespiratória (RCR), uso da prancha durante o resgate, entre outros tópicos.