CBMAL

SENABOM: SOLDADO ALAGOANA APRESENTA TRABALHO SOBRE BIOSSEGURANçA NO ATENDIMENTO PRé-HOSPITALAR

  • 11/11/16
  • 12:11

A bombeira Willienay Tavares Costa, soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e enfermeira mestranda pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentou um trabalho sobre “Biossegurança no Atendimento Pré-hospitalar”. A apresentação ocorreu durante o XVI SENABOM – Seminário Nacional de Bombeiros, na última quinta-feira, 11, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

No trabalho, desenvolvido em parceria com a enfermeira especialista em emergência geral e APH e mestranda pelo CESMAC, Julia Maria Pacheco, a militar aponta que bombeiros estão expostos a muitos fatores de risco ocupacionais capazes de originar acidentes de trabalho ou doenças profissionais relevantes, contudo, ainda é escasso o acompanhamento desses profissionais por equipes de saúde ocupacional em todo o país.

Entre os dados mostrados pela bombeira, está o fato de que mãos contaminadas dos profissionais são a principal fonte de infecção nos ambientes de cuidado à saúde. “A higiene das mãos inclui o uso imediato de álcool antisséptico para as mãos antes e depois de prestar cuidado ao paciente e a lavagem das mãos com sabão e água”, disse.

Foram apresentados também os principais produtos utilizados durante a assepsia da viatura, bem como a descontaminação de materiais de imobilização. Neste último, verificou-se predomínio de álcool a 70%, visto que este é um método de desinfecção bastante popular, por ser um processo simples, relativamente rápido e de baixo custo, para a destruição de microrganismos.  

“Acho que essa apresentação foi muito importante aqui no SENABOM para divulgar um pouco de como é feito nosso trabalho lá em Alagoas, para ver também que damos importância a essa questão de saúde do trabalhador em geral e em aspectos do resgate. E aqui, todo o Brasil pode trocar experiência sobre o assunto e nossos bombeiros puderam ver o que está sendo feito em Alagoas e o que podemos melhorar”, destacou Willienay.