CBMAL

BOMBEIROS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE METODOLOGIA DE QUALIDADE 5S

  • 16/12/16
  • 12:12

Mais de 40 bombeiros militares participaram na manhã da última quinta-feira, 15, de uma ação de disseminação para o treinamento de auditores do programa 5S, através de uma palestra ministrada por representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG). A atividade aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar, e contou com representantes de todos os grupamentos, superintendências e assessorias do CBMAL.

O sistema 5S consiste em uma metodologia de administração japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que foram traduzidas para sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina, que visa o alcance dos objetivos estratégicos e metas de organização, com etapas definidas para a implementação de ações de acordo com o planejamento estratégico.

Adriana Pereira, gerente de planejamento de qualidade da SEPLAG, explicou que o 5S traz melhorias em diversos âmbitos de quem o pratica. “O sistema 5S traz uma melhoria não só no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal de quem o coloca em prática em seu dia a dia, pois melhora a qualidade de vida das pessoas, com um local saudável, acolhedor e organizado”, explanou a gerente que coordena o programa na SEPLAG, onde o método já apresenta resultados bastante positivos.

Segundo Tenente Coronel Cauper Nascimento, assessor de informações da Assessoria de Planejamento (ASSPLAN), o Manual de Sistema de Gestão de Qualidade deve ser concluído ainda no primeiro semestre de 2017. O comitê do modelo de gestão da qualidade já foi designado através de portaria e é composto por onze militares de setores diversos do CBMAL.


Últimas Notícias