CBMAL

GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO Dá INíCIO A CRONOGRAMA ANUAL DE INSTRUçõES

  • 23/01/17
  • 12:01

Na manhã desta segunda-feira, 23, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) deu início ao cronograma anual de instruções para a tropa pertencente ao grupamento, que atua nas áreas administrativa e operacional. As instruções estão sendo ministradas pelos próprios bombeiros e foram divididas em áreas de atuação e postos de atendimento.

Segundo o tenente Messias Feliciano, chefe da seção de operações do GBS e bombeiro militar à frente das instruções, esse cronograma veio para deixar a tropa sempre atualizada perante as novidades e protocolos utilizados durante o serviço: “nosso objetivo é resgatar e ratificar os protocolos de atendimento levando ao bombeiro militar as formas corretas de realizar um resgate ou um salvamento resguardando sempre a vítima da melhor forma possível ”, disse o tenente.

Neste primeiro dia do calendário de instruções, os bombeiros que tiram serviço no GBS Pajuçara receberam aulas sobre avaliação e movimentação de vítimas, Ked e colocação de colar cervical. Na terça, 24, serão os bombeiros do GBS que tiram serviço no Grupamento de Incêndio e na sexta, 27, os do GBS Serraria que receberão instruções com essas mesmas temáticas.

Para o cabo Rafael Felipe é sempre muito importante relembrar e reciclar o conhecimento: “No dia a dia acabamos desgastando alguns protocolos de atendimento e quando temos instruções como essas, podemos nos atualizar e principalmente reciclar os conhecimentos que nos foi passado anteriormente”, afirmou.

O cronograma de instruções acontecerá durante todo o ano de 2017, de dois em dois meses, e abordará diversos outros temas dentro das áreas bombeiro militar, como combate a incêndio ofensivo, busca e salvamento em ambiente de incêndio, imobilização e manipulação, retirada de vítima em local de difícil acesso, entre outros.


Últimas Notícias