CBMAL

CBMAL INICIA PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DE BOMBEIRAS MILITARES

  • 08/03/17
  • 12:03

Com um clima de integração entre bombeiras de todo o Brasil, foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, 7, o I Encontro Nacional de Bombeiras Militares (I ENBombeiras) com a presença de 250 bombeiras de todas as regiões do país, para discutir temas relevantes acerca do papel da mulher no meio militar e na sociedade. O evento é uma iniciativa pioneira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e marca a comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Muitas participações marcaram a abertura do encontro, que faz parte das comemorações dos 70 anos do CBMAL, como a apresentação de músicas que representaram Alagoas, com a cantora Kel Monalisa; dança do côco de roda Xique Xique, e homenagem à Terezinha Ramires, que contribuiu para o ingresso das primeiras bombeiras de Alagoas.

 

O coronel Carlos Helbingen, presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, explicou o sentimento no início da inserção das mulheres nas corporações: “Pensávamos se iríamos querer uma mulher ao nosso lado no momento de um socorro, de um incêndio, se elas teriam força e competência; e elas provaram que tem capacidade e hoje são comandantes. Acredito no potencial da mulher, na força de cada uma, e de mãos dadas vamos seguir em frente”, explanou o coronel, que em nome da LIGABOM, afirmou que estão abertos a discutir propostas que venham para contribuir com o trabalho de todas as bombeiras do Brasil.

Na oportunidade, o coronel Adriano Amaral da Silva, comandante geral do CBMAL, agradeceu a todos os patrocinadores, autoridades do governo e enalteceu o trabalho de todas as participantes do evento. “a coragem, competência e sobretudo, a capacidade feminina de amar as pessoas, impulsionaram as instituições militares e trouxeram um novo e importante papel social. A força das mulheres se revela indispensável para as transformações sociais e com muita satisfação a recebemos em solo alagoano para debates, troca de experiências e desenvolvimento profissional”.

 

 

A palestra magna foi proferida pela tenente coronel Jousilene Sales, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, e versou sobre o cenário das mulheres em posições de liderança nos Corpos de Bombeiros Militares.

Participaram da solenidade a secretária de estado da mulher e dos direitos humanos, Claúdia Simões; Presidente da OAB/AL, Fernanda Marinela; secretário de comunicação, Ênio Lins; secretária de esporte e lazer, Cláudia Petuba; secretário executivo de gestão interna de segurança pública, Delano Rolim; secretária especial do tesouro estadual, Renata dos Santos, entre outras.