CBMAL

APROVAçãO UNâNIME GARANTE A CRIAçãO DO COMITê NACIONAL DE BOMBEIRAS MILITARES

  • 06/04/17
  • 10:04

Proposta se iniciou no I Encontro Nacional de Bombeiras Militares sediado em Alagoas

 

Por Stephany Domingos

Quem pensou nos frutos que seriam gerados e colhidos com a realização do I Encontro Nacional de Bombeiras Militares não imaginou que seriam tantos ou o quanto representariam. No I ENBombeiras surgiu a necessidade de aumentar a representatividade da bombeira militar perante as decisões e necessidades acerca da profissão, das lutas e anseios vividos por cada mulher bombeira em todo o Brasil.

Com isso, surgiu a proposta da criação do comitê nacional de bombeiras militares que foi levada para a primeira reunião anual da LIGABOM ocorrida na última quarta-feira, 05, sendo aprovada por unanimidade por todos os comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros.

A tenente coronel Jousilene Mendes do CBMPB realizou a apresentação para os comandantes gerais e traduziu esse momento na história de lutas e enfrentamentos femininos como histórico: “Com o I encontro nacional vimos que as necessidades são comuns a todas nós e então nos unimos. Nos unimos, pois só com a nossa união conseguimos ser ouvidas, dirimindo dificuldades e avançando em prol do serviço que desempenhamos”, disse a oficial.

Encarado como um marco por todas as bombeiras militares brasileiras, o comitê foi idealizado pelas militares mais antigas presentes no encontro e com sua aprovação foi organizado e estruturado em eixos temáticos que abordam as necessidades e dificuldades das mulheres nas corporações em todo o Brasil.

Com ele, cada corporação terá uma representação feminina que tem a missão de ouvir a tropa, de debater e discutir as problemáticas com os comandos gerais em busca de melhorias e soluções. A coronel Vanísia Santos, primeira mulher a chegar ao posto de coronel no Brasil, também esteve presente e viu a aprovação do comitê como um grande avanço para as bombeiras militares: “a aprovação do comitê é um marco inicial para que os comandantes possam ter suas assessorias diretas que ajude na tomada de decisões e que possibilite às nossas bombeiras militares em cada estado melhores condições de estrutura, de legitimidade quanto às questões legais, garantias de direitos, questões operacionais como acesso aos cursos, testes físicos, qualidade de vida e equipamentos operacionais adequados”, enfatizou.

Durante a reunião da LIGABOM o comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, teve a oportunidade de apresentar para todos os comandantes gerais o relatório final do evento e a revista especial elaborada a partir do encontro. Na ocasião ele foi muito elogiado pela iniciativa de sediar o primeiro encontro e pelos frutos que plantou e vem colhendo com ele. Após sua apresentação, foi colocada em pauta qual seria o próximo estado que sediaria o encontro nacional, e o coronel Manoel Cunha, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, não hesitou em propor seu estado como sede do II Encontro Nacional de Bombeiras Militares. “Minha iniciativa foi extremamente motivada pelo o que ouvi das militares que estiveram em Alagoas acompanhando o primeiro encontro e também pelo que foi demonstrado aqui para todos os conselheiros da LIGABOM. Para nós será uma satisfação continuar esse legado de fortalecimento da mulher como bombeira militar”, finalizou o comandante.