CBMAL

COORDENADOR ESTADUAL DE DEFESA CIVIL RECEBE A COMENDA GUARDIãO DAS ÁGUAS

  • 07/04/17
  • 10:04

Texto de Aldérico Ferreira

 

O MAJOR BM Moisés Melo recebeu na última sexta-feira de março (31), a Comenda Guardião das Águas, a maior condecoração do Governo de Alagoas na área de meio ambiente e recursos hídricos. O Major BM Moisés Pereira de Melo, foi o primeiro militar homenageado com a comenda, recebida das mãos do Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.

 

O evento, ocorreu no Palácio República dos Palmares, e visou prestar homenagens as personalidades com atuação destacada em Alagoas, com ênfase no contexto da sustentabilidade hídrica.

 

Representantes do governo Federal e de Alagoas, professores, pescadores, engenheiros, geólogos e representantes dos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), também foram agraciados com a honraria.

 Agraciados

 

Os prestigiados com a comenda foram: Lavínia Silveira de Mendonça Fragoso, promotora de Justiça; Raquel Teixeira Maciel Rodrigues, procuradora da República; Maria Aparecida de Oliveira Berto Machado, secretária de Estado da Infraestrutura; Moisés Pereira de Melo, coordenador Estadual da Defesa Civil; Maurício José Pedrosa Malta, engenheiro civil; Ronaldo Cerqueira Cavalcante, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas (CELMM); Valmir de Albuquerque Pedrosa, professor universitário; Wilton José Silva da Rocha, geólogo; Wilde Clécio Falcão de Alencar, presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Edilson Ramos de Lima, assistente social; e Antônio Gomes dos Santos, pescador.

 

Para o Coordenador Estadual de Defesa Civil, a homenagem e recebimento da comenda é o reconhecimento do trabalho eficaz no processo e desenvolvimento hídrico no âmbito estadual.

 

- Essa comenda é um reconhecimento do Governo do Estado a todos que participam direta e indiretamente em relação ao meio ambiente e na proteção das águas. A Defesa Civil tem dado sua contribuição à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado com a preservação e o reflorestamento das matas ciliares no Vale do Paraíba e do Vale do Mundaú, além do recolhimento dos pneus. Então, é um reconhecimento para com o órgão e na pessoa do Major Moisés, estou representando a Defesa Civil e recebendo essa comenda. Para mim é muito gratificante ter esse reconhecimento e nós estarmos juntos nessa batalha, acreditando que estamos no caminho certo -, declarou o Coordenador Estadual de Defesa Civil de Alagoas.

 

 

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, ao discursar na solenidade, citou a parceria com a Defesa Civil e a importância disto nos avanços das políticas públicas no que diz respeito aos caminhões pipas, e parabenizou o Major Moisés pelo trabalho e pelo compromisso.

 

- O Major Moisés faz um trabalho primordial no que diz respeito ao abastecimento a partir dos caminhões pipas, só quem sabe, independente do caminhão pipa, é quem está lá no sertão, no agreste e na zona rural. E nós temos feito um trabalho de parceria com o Major, para que a gente possa cada vez mais avançar com as políticas públicas. Tenho dito por onde passo, que o caminhão pipa tem que ser a exceção e não pode ser a regra. Temos que dar condições a população para que ela tenha acesso a água continua e de qualidade para que todos possam ter esse direito como a constituição prevê. O caminhão pipa é uma ação emergencial, tão bem executada pelo Major Moisés e sua equipe. Parabéns, nós vamos cada vez mais tentar depender menos do senhor. Muito obrigado pela sua participação, pela parceria e pelo compromisso -, disse Alexandre Ayres.

 Comenda 

Major BM Moisés Pereira de Melo, foi o primeiro militar prestigiado com a honraria (Foto: Nigel Santana)

 

O Secretário do SEMARH, Alexandre Ayres, ressalta ainda que, pela primeira vez na história do Estado houve o cruzamento da relação dos veículos de abastecimento da Defesa Civil e do Exército, ideia de grande importância do Major Moisés, que possibilitou atingir e atender mais pessoas que sofrem com o processo da seca no Estado de Alagoas.

 

- Esse ano de 2017, o Governador Renan Filho e o Major Moisés idealizaram e colocaram nas ruas o maior programa de distribuição de caminhões pipas da história de Alagoas. E pela primeira vez houve o cruzamento da relação dos caminhões pipas da Defesa Civil com os do Exército. A partir de agora isso é planejamento, com a ideia que o Major Moisés teve, conseguimos atingir e atender mais pessoas, porque existiam comunidades que estavam recebendo em duplicidade, tanto do exército como da Defesa Civil, e hoje essa realidade mudou graças ao trabalho do Major Moisés -, completou o Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.