CBMAL

BOMBEIROS ALAGOANOS PARTICIPAM DE SEMINáRIO DE SALVAMENTO EM ESPAçOS CONFINADOS

  • 11/04/17
  • 10:04

 Palestras, oficinas e atualizações foram apresentadas no evento

Por Stephany Domingos

Espaço confinado é qualquer área ou ambiente que não foi projetado para ocupação humana contínua. E com o objetivo de buscar conhecimento técnico e tático e atualizações para atuar em situações de salvamento neste tipo de ambiente o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) enviou dois de seus oficiais, o major Valdomiro Cavalcante e o capitão Themisson Vasconcelos, para a cidade do Rio de Janeiro, no período de 03 a 07 de abri, para participarem do I Seminário de Salvamento em Ambientes Confinados.

Este foi o primeiro seminário do país voltado exclusivamente para salvamentos em espaços confinados e durante cinco dias, cerca de 80 bombeiros do Rio de Janeiro e 15 de outros estados, participaram no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, de uma série de palestras técnicas e oficinas práticas sobre o tema.

Para o capitão Themisson, o tema ainda não é abordado da forma que deveria nos cursos operacionais da corporação, questão essa que precisa ser melhorada. “Em todos os cursos que realizamos, esse assunto é pouco tocado, então pudemos ver no seminário a importância de tratar e abordar as técnicas de salvamento em ambiente confinado, conhecer as táticas e os cuidados e manusear equipamentos, para assim estarmos prontos na hora de atuar. Serviu como ponto de partida para adquirirmos mais conhecimento sobre a área para assim aplicarmos na nossa corporação através de instruções e cursos”, disse.

Inspirado em eventos similares que ocorrem na Europa, o seminário ofereceu aos alunos a possibilidade de vivenciar situações-problema, simulando atendimentos em galerias subterrâneas, poços, tanques, cisternas, tubulações e silos. O objetivo foi melhorar o tempo-resposta dos salvamentos em espaços confinados, com a aplicação de novas técnicas e o uso de equipamentos mais versáteis.

O major Cavalcante enfatizou a ida ao seminário como muito proveitosa e marcante para o CBMAL. “Nós tivemos contato com profissionais de todo o Brasil que estudam o salvamento em ambientes confinados e percebemos que temos muito a evoluir tanto na parte de táticas quanto na parte de implementos tecnológicos. Porém, ao mesmo tempo pudemos perceber que nossa técnica está apurada e estamos seguindo um bom caminho na área de salvamento”, disse o oficial, enfatizando que a partir de agora o CBMAL trabalhará em busca de implementação tática e normativa e de recursos tecnológicos para o CBMAL poder crescer nesse tipo de resgate.

As bases práticas trabalharam, entre outros, a utilização de detector de gases; o atendimento pré-hospitalar aplicado a vítimas em espaços confinados; a utilização de dispositivos de retirada de vítima; a reanimação cardiopulmonar em bombeiros acidentados; o rapel em condição de baixa visibilidade; o salvamento em cisternas, tubulações aéreas, poços e, ainda, de vítimas submersas. A expectativa é de que os participantes possam transmitir as informações recebidas às suas unidades operacionais de origem, agindo como multiplicadores.