CORPO DE BOMBEIROS REALIZA SIMULADO DE BUSCA DE VíTIMAS EM ESCOMBROS

• 12/05/17

Com o objetivo de estimular o treinamento constante dos cães da corporação, realizar uma atividade em conjunto com as equipes de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) e subsidiar um experimento que está sendo realizado por um oficial do Corpo de Bombeiros da Bahia, o Copro de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, essa semana, um simulado em escombros, no Depósito Almeida Construções, em Guaxuma.

A iniciativa partiu do capitão BM da Bahia, Alan Guanais, que está fazendo sua monografia de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Bombeiros Militares com a temática ‘A importância do emprego dos cães farejadores nas buscas em estruturas colapsadas pelo CBMBA’.

O emprego de cães na busca e resgate de vítimas já é uma realidade em diversos estados brasileiros, inclusive em Alagoas, que conta com esse serviço há cerca de um ano.

Para embasar sua teoria, o oficial solicitou de algumas corporações a realização de um experimento prático, simulando uma ocorrência de colapso estrutural (desabamento), a fim de estabelecer parâmetros qualitativos e quantitativos sobre o assunto.

Com isso, voluntários do Corpo de Bombeiros de Alagoas de diversos grupamentos e seções participaram da atividade, que consistiu em colocar duas vítimas, uma no nível do solo e outra abaixo deste nível, em estrutura colapsada para que as equipes de Busca e Resgate e de cães pudesse encontrá-las. A intenção é identificar qual forma de busca localiza vítimas em menor tempo e de forma mais precisa, reconhecer limitações de cada forma de busca, identificar qual a mais segura e qual tem menor custo operacional.

Para o major Roberto Vanderley, comandante do canil, demandas como essa fortalecem o serviço de busca com cães e são muito importante para a especialização do serviço.

“Entendendo a importância desse simulado integrado, vamos realizar, pelo menos, um a cada dois meses. Foi muito proveitoso, não só para a Txuca e para o Scooby, nossos cães, mas, também, para a equipe de Brec e todos os envolvidos, que foram voluntários e estão sempre dispostos a participar de treinamentos como esse”, disse o major.

Segundo o capitão Jorge Luiz, subcomandante do Grupamento de Busca e Salvamento, foi uma experiência muito boa para avaliar as deficiências com relação ao treinamento da tropa e do canil nas buscas humanas.

“Reforçamos que precisamos estar em constante treinamento para percebermos nossa melhora. Como corporação precisamos incentivar esse tipo de treinamento em diversas áreas para, assim, fazer o CBMAL crescer e evoluir mais e mais”, enfatizou.

Participaram do experimentocomo voluntário, os majores Roberto e Aluísio; o capitão Jorge Luiz; os tenentes Duarte, Ferreira e J. Alves; os sargentos Santa Rosa, Gouveia, James e Guimarães; os cabos J. Alberto e Cícero; e o soldado Pitanga.