CORPO DE BOMBEIROS IMPLANTA PROGRAMA 5S PARA EXCELêNCIA EM SERVIçOS

• 17/07/17

Superintendência de Atividades Técnicas foi o primeiro local a receber o programa

A partir dessa segunda-feira, 17, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas implantou o Comitê de Gestão da Qualidade e o Comitê do Programa 5S no âmbito do CBMAL. Estes programas estão inseridos dentro de um modelo de gestão de qualidade desenvolvida pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG) baseado na NBR 9001.2008 e nos critérios do modelo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade. Com eles busca-se garantir uma padronização de seus processos e melhoria na qualidade de seus serviços disponibilizados pela corporação.

O Comitê do Programa 5S estabeleceu um cronograma com a finalidade de implementar as ações e disseminar os requisitos de organização, objetividade, imparcialidade, credibilidade junto aos militares e civis, habilidade no trato com o público externo e interno e foco em resultados.

Com isso, este comitê iniciou na manhã dessa segunda feira, 17, os trabalhos deste programa que traz uma metodologia desenvolvida para reduzir o desperdício, otimizar a produtividade e a qualidade dos serviços através da manutenção de uma ordem no local de trabalho. O primeiro local do CBMAL a receber o programa foi a Superintendência de Atividades Técnicas (SAT) que aprenderá a desenvolver cada “S” em um dia desta semana e tem a missão de levar essa metodologia de forma contínua para todo o sempre.

Segundo a tenente coronel Ana Clara, presidente do Comitê 5S, tudo que for aprendido será implantado nas vidas de cada bombeiro militar: “O CBMAL é nossa segunda casa. Quando organizamos e cuidamos do nosso ambiente de trabalho se torna mais prazeroso estar aqui. No final todos nós ganhamos”, disse.

O programa 5S foi criado no Japão e significa: SERI (senso de utilização), SEITON (senso de ordenação), SEISO (senso de limpeza), SEIKETSU (senso de saúde) e SHITSUKE (senso de autodisciplina). Com os 5S busca-se o respeito a cada pessoa, o trabalho em equipe, qualidade de excelência no trabalho, responsabilidade, ergonomia, organização e satisfação.

Hoje foi o dia de aprender e implantar o primeiro “S”. O senso de utilização desenvolvido hoje ensina que o que não é necessário só atrapalha. “Com esse primeiro “S” vocês vão aprender e executar o descarte. Ver, em equipe, o que é útil e o que não é, verificar as causas da desarrumação e principalmente aplicar o desapego”, disse a presidente do comitê.

Para o subcomandante geral da corporação, coronel Paulo Marques, o CBMAL tem muito a ganhar com a implantação desse programa. “Tudo começa com nós mesmos. Vamos trabalhar para buscarmos corrigir nossas posturas e assim mudar nosso ambiente de trabalho e nossas vidas”, enfatizou.

O programa será implantado em toda a corporação de acordo com o cronograma de atividades que está sendo desenvolvido pelo comitê. “A SAT foi apenas a porta de entrada e dela, partiremos para todo o CBMAL buscando a melhora constante do nossa corporação”, finalizou a presidente do comitê.