CBMAL

BOMBEIRO MIRIM ARAPIRACA

No dia 02 de Julho de 2012 foi implantado o Projeto Bombeiro Mirim em Arapiraca, sob a coordenação da tenente BM Graziele e o apoio do sargento BM Carlos e sargento BM Ilson.
 
O projeto iniciou por meio da parceria entre 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM) e a Prefeitura Municipal de Arapiraca na pessoa da secretária municipal de educação. O bairro escolhido fora o Manoel Teles, que está entre o mais vulnerável socialmente.
 
A seleção ocorreu na Escola Jesus Redentor e contou com o apadrinhamento de 40 crianças de 08 a 12 anos, selecionadas aleatoriamente. Com o crescimento do projeto, em 2013 a seleção aconteceu por meio de provas de português e matemática.
 
Além dessa seleção, para fazer parte do projeto, as crianças devem ter entre 08 e 12 anos, possuir, no mínimo, 80% de frequência escolar e ter uma renda familiar inferior a dois salários mínimos.
 
O projeto ocorre no quartel do 7° GBM às segundas, quartas e sextas feiras e tem duração de três anos. As  crianças entram como soldado, no segundo ano são promovidas a cabo e no terceiro ano a sargento. É somente no final do terceiro ano que as crianças são desligadas do projeto.
 
Além das atividades de bombeiro, como primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento aquático, instrução militar e ordem unida, elas aprendem educação ambiental, tem aulas de reforço de português e matemática, ministram palestras para outras crianças nas comunidades circunvizinhas, multiplicando o conhecimento adquirido dentro do quartel.
 
Como fazer parte do projeto Bombeiro Mirim?
 
Para fazer parte do projeto Bombeiro Mirim a criança deve:
 
 - Estar matriculada na escola Jesus Redentor;
 
- Participar das provas de seleção;
 
- Ter, no mínimo, 80% de frequência escolar.