CBMAL

BOMBEIRO MIRIM MACEIó

O Projeto Bombeiro Mirim foi implantado em 2001, mas não houve continuidade.  Após alguns anos parado, o projeto foi retomado em 2010 sob a coordenação do então 1° Ten BM Alexandre Novaes.

O projeto auxilia na formação integral das crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em estado de vulnerabilidade social, através do ensinamento de noções de primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento aquático, educação ambiental, prevenção de acidentes no lar, defesa civil, combate às drogas, educação física, entre outros temas importantes.

O projeto possui uma equipe exclusiva de militares que desenvolve um trabalho específico com as crianças dentro das escolas nos bairros mais vulneráveis da capital Alagoana. Dentro da grade curricular estão inseridas atividades educativas, recreativas e profissionais, que ensina, além do conhecimento de bombeiro, lições para toda uma vida. Assim, é um trabalho social que afasta as crianças e adolescentes da violência e das drogas.

Segundo o coordenador do Bombeiro Mirim, capitão BM Alexandre Novaes, entre os objetivos do projeto estão à garantia da ocupação em tempo integral das crianças com conhecimentos importantes e saudáveis, e a demonstração que o CBMAL se preocupa com a sociedade alagoana. “Queremos mostrar que a corporação além de salvar vidas, exerce um importante trabalho social com as crianças e adolescentes, prezando pela família e enfatizando o potencial de cada aluno”, afirmou o coordenador.

Além do apoio do governo estadual, o projeto sempre contou com importantes parcerias, como com os Conselhos Tutelares, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Universidades Federais, Estaduais e Locais, ONG’s, além de empresas patrocinadoras, que acreditam na capacidade do CBMAL em contribuir para a formação de uma juventude livre das drogas, e consciente de seus direitos e deveres, trabalhando para um Estado mais seguro e igualitário.

Em 2012, o Bombeiro Mirim foi expandido de duas para seis escolas estaduais e municipais da rede pública de ensino, com escolas no Selma Bandeira, Conjunto Carminha, Jacintinho, Clima Bom, Vergel do Lago e Pontal da Barra. A escolha destas localidades baseou-se na presença das Bases de Polícia Comunitária, onde são desenvolvidos projetos de inclusão social, atuando diretamente na redução da violência no Estado.

O projeto em Maceió funciona dois dias na semana, sendo às terças e quintas ou segundas e sextas.

Hoje, há sete pólos do Bombeiro Mirim espalhados pelo Estado, sendo seis em Maceió, nas comunidades do Jacintinho, Clima Bom, Vergel, Pontal da Barra, Carminha e Luiz Pedro e um no interior, Arapiraca.

O Bombeiro Mirim, Daniel de Oliveira, 12, já teve a experiência de salvar vidas. No começo do ano, a irmã de Daniel se afogou em uma praia do Litoral Sul e coube ao irmão realizar os procedimentos de reanimação. "Eu estava com minha família na praia quando vi minha irmã boiando na água. Não pensei duas vezes e fui tirar ela de lá. Com o que aprendi no bombeiro mirim consegui salvá-la. Se não fosse por isso, hoje ela não estaria viva", conta Daniel.

Como fazer parte do projeto Bombeiro Mirim?

- As crianças devem estar matriculadas nas escolas circunvizinhas às bases comunitárias;

- Ter uma frequência escolar de, no mínimo, 80%.

- Ter entre 10 e 16 anos de idade.

Últimas Notícias