CBMAL

BOMBEIRA MILITAR TEM INICIATIVA DE APOIO PSICOLóGICO PARA BOMBEIROS QUE ATENDEM LIGAçõES DE EMERGêNCIA

  • 22/05/19
  • 13:05

Projeto “Cuidando de quem cuida” promove saúde mental através do acolhimento

Por Stephany Domingos

Uma iniciativa que tem o objetivo de promover saúde mental através de acolhimento e da escuta qualificada. O projeto chama-se "Cuidando de quem Cuida" e a ideia inicial partiu da  cabo do Corpo de Bombeiros Militar, Danielle Oliveira, que também é formada em psicologia, junto com a sua equipe de estudo sistematizada composta pelas psicólogas Elen Oliveira e Karolayne Melo.

 Este trabalho consiste numa intervenção psicossocial com um enfoque preventivo junto ao grupo composto pelos atendentes de 193 e despachantes de viaturas Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP), soldados, cabos e sargentos BM. O projeto foi idealizado para ser realizado durante 10 encontros entre o grupo e a equipe de psicólogas. Esses encontros ocorrem uma vez por mês, tiveram início em abril e são realizados em um sala situada no mesmo local onde funciona o CIOSP, no prédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública. No primeiro encontro foram elaborados junto ao grupo as regras de participação, que incluem questões como sigilo e importância da participação.

Após tomar conhecimento da estatística de suicídios por mês nos policiais militares do Estado de São Paulo, as psicólogas tiveram a ideia de desenvolver um trabalho voltado para os bombeiros militares do estado de Alagoas, com o objetivo de acolher esses profissionais, ajudando-os na promoção de saúde e prevenção de transtornos mentais, como a depressão. A partir daí iniciativa foi acolhida pelos coordenadores de operações que tiram serviço no CIOSP, capitão Macnadbay, que incentivou a realização do projeto, capitão Roberval e capitão Gilson, oficiais que demonstraram grande receptividade e sensibilidade às demandas psicossociais da equipe CIOSP.

Para a cabo Danielle o projeto visa oferecer aos profissionais participantes, um espaço de escuta qualificada e acolhimento das demandas psicossociais. “Por exemplo, o estresse provocado pelas características do trabalho realizado, para que assim os profissionais envolvidos possam desenvolver a percepção de que a saúde mental deve ser uma parte integrante e essencial da saúde e que ela vai além da ausência de transtornos mentais”, explicou.

Os encontros são compostos por rodas de conversa, aplicação de dinâmicas de grupo, utilização de vídeos, músicas e coffee break. “O grupo tem sido muito receptivo à iniciativa, todos os participantes demonstram interesse em colaborar. Sem a participação do grupo o projeto não seria possível”, falou a cabo.

O CIOSP foi escolhido por ser a porta de entrada de tudo o que acontece na vida operacional do CBMAL. As características do trabalho desenvolvido neste setor demandam muito das condições físicas e emocionais de seus colaboradores, pois eles são o elo entre a população e o serviço operacional. Um estado de estresse prolongado pode ser o gatilho para doenças mentais mais graves, além de importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.