CBMAL

COMANDO ATUAL

CURRÍCULO DO ATUAL COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS

 

ADRIANO AMARAL DA SILVA, natural de Maceió-AL, nasceu em 24 de julho de 1967, filho de JOSÉ BENTO DA SILVA e de MARIA DJANIRA AMARAL DA SILVA e casado desde 1990 com a Senhora MAGDALA IARA NOGUEIRA DA SILVA com quem teve duas filhas, MAGDA GRABRIELA N DA SILVA e ESTER NOGUEIRA DA SILVA, nascidas em 1992 e 2001, respectivamente.

 

Ingressou na carreira militar em 05 de fevereiro de 1988, através do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar de Alagoas, que concluiu em 13 de janeiro de 1989.

 

Em 19 de fevereiro de 1993 foi aprovado e matriculado no Curso de Formação de Oficias Combatentes da Academia Senador Arnon de Melo da Policia Militar de Alagoas.

 

Em 27 anos de vida castrense, galgou a graduação de sargento e os postos do oficialato da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.  No transcorrer de sua carreira, serviu no Batalhão de Guarda e no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, entre os anos de 1988 a 1992, quando teve a oportunidade de ser matriculado no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas, com conclusão em 1995 e servindo como aspirante a oficial no 1º Batalhão de Polícia Militar.

 

Em sua caminhada, realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2002 no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e em 2009 o Curso Superior de Comando no Corpo de Bombeiros Militar de Brasília, diplomado pelo Centro de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), em 2014.

 

Já no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi Corregedor Geral, Diretor de Recursos Humanos, Comandante do COB/Interior, Chefe de Gabinete do Comando Geral, Coordenador Estadual de Defesa Civil, Secretário Executivo de Defesa Civil, Ajudante Geral, Comandante do Grupamento de Salvamento Aquático, Comandante do Grupamento de Incêndio, Chefe do Centro de Formação de Aperfeiçoamento e Especialização e Secretário da Comissão de Promoção de Oficiais e Praças.

 

Militar abnegado, conquistou várias condecorações, entre as quais se destacam: medalha de 10 anos de tempo de serviço bombeiro militar, em 2004, medalha do mérito bombeiro militar de Alagoas, medalha do mérito defesa civil estadual, ambas em 2007 e a medalha de 20 anos de tempo de serviço bombeiro militar, em 2010.

 

Comandante Adriano é evangélico, servo do Senhor Jesus Cristo, desde 1999 e congrega na Assembleia de Deus, cujo Pastor Presidente é o senhor José Antônio dos Santos.

 

Como Comandante Geral e Cristão tem como objetivo oferecer as melhores condições possíveis aos colaboradores para que possam melhor executar seus serviços à população alagoana no cumprimento das missões constitucionais da instituição.

 

Durante o seu comando, pode-se destacar inicialmente o planejamento estratégico quadrienal elaborado em 2015, a otimização dos recursos para aquisições de materiais operacionais com uma aplicabilidade eficiente dos recursos do Fundo de Prevenção e Combate a Incêndio, a reformulação do Regulamento de Uniforme, da Lei de Organização Básica (LOB), do Estatuto Militar, da Lei de Promoção e do Quadro de Organizacional de Distribuição de Efetivo (QOD), anseios recorrentemente abordados pela tropa e adotados como prioridade na gestão e na política de seu comando, com a finalidade de melhorar a empregabilidade dos parcos recursos humanos existentes para garantir uma valorização profissional e humana.