CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS TERá CãES DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTOS

  • 05/02/15
  • 09:02

 

Animais estão em treinamento e estarão prontos para atuação dentro de doze meses

Por Thiago Omena

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) entrará no hall de corporações com busca, resgate e salvamentos com animais. O objetivo é o auxílio em ocorrências onde há acesso difícil para bombeiros, como estruturas colapsadas e enchentes. Nas enchentes de Alagoas em 2010, por exemplo, equipes com cães do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de São Paulo e Sergipe ajudaram nas buscas diretas de corpos soterrados e de pessoas ilhadas e perdidas nas cidades afetadas.

 

Entre as diversas atividades, os cães poderão ajudar em ocorrências de deslizamento de barreiras com vítimas soterradas, na busca subaquática com corpos submersos, em ocorrências de desabamentos de casas, prédios e escombros, em buscas de pessoas perdidas em matas, entre outras ocorrências. O trabalho de busca de um cão-farejador equivale a busca de trinta homens.

 

 

O treinamento de cada cachorro dura em média um ano. Após esse período ele fica apto para as atividades de busca e salvamento, podendo atuar de sete a oito anos no serviço operacional. O custo para aquisição de cada animal é de R$ 300,00, fora os gastos com ração e medicação. Hoje a corporação possui dois filhotes de labradores, o “Scooby” e a “Tchuca”, esta adquirida através de doação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. A raça labrador é uma das mais indicadas para este tipo de serviço.

A Corporação tem a intenção de adquirir mais três cães, ainda em 2015. “A priori os cães adquiridos são da raça labrador, mas não descartando outras raças, até mesmo porque no sertão, devido ao calor, o labrador pouco se adaptaria, tendo que ser adquirido outra raça de animal”, disse o capitão Roberto Wanderley, um dos idealizadores do projeto e adestrador dos cães.

A construção do canil, segundo o projeto desenvolvido pelo capitão Roberto, será próximo ao Quartel do Comando Geral (QCG) no bairro do Trapiche da Barra. O projeto contou com o aval inicial do ex-comandante geral, coronel Gláucio Luiz, e teve continuidade com o atual comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral.


Últimas Notícias