CBMAL

GOLFINHOS APRENDEM E SE DIVERTEM COM MúSICAS QUE VIRAM HIT A CADA EDIçãO

  • 12/01/16
  • 12:01

O projeto golfinho é uma colônia de férias realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, em parceria com a Braskem, que leva às crianças de 08 de 13 anos conhecimentos sobre salvamento aquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, além de outras palestras sobre zica, dengue e chikungunya, drogas, cuidados com a saúde, preservação do meio ambiente, civismo e patriotismo.

Entretanto, os golfinhos não só aprendem diversos novos conhecimentos, como também se divertem e interagem a todo instante. Um dos momentos mais esperado pelos golfinhos no projeto e o famoso rebolation, como é conhecida a ocasião em que golfinhos, instrutores e até pais e responsáveis suam a camisa com muita música, regada a alegria e diversão.

O rebolation é comandado, desde 2012, pelo soldado BM José Augusto, conhecido por todos por tio Jabs e pelas Jabetes, as dançarinas. Além das músicas conhecidas por tocarem em rádios, existe a música que vira o hit do golfinho de composição própria do soldado. Então ele cria as músicas e grava com sua banda Forró Topadão em estúdio e ainda cria as coreografias para repassar para os demais instrutores e crianças no projeto.

Tudo começou em 2012 com a música “Na academia” que falava sobre a importância de fazer atividade física e de uma alimentação saudável. Segundo o tio Jabs, essa música surgiu no improviso, mas foi um sucesso tão grande entre a criançada e os bombeiros que já ficavam perguntando qual seria o sucesso musical do ano seguinte.

Em 2013 o hit do projeto foi a música “Passa o protetor” que falava sobre os cuidados na praia, sobre a exposição ao sol e a importância do uso do protetor solar. Essa música foi gravada com a participação da banda Mister Shake e a composição teve parceria de Tiago Lima, vocalista da banda. E mais uma vez, o hit foi um sucesso e todos aprenderam a coreografia e pediam bis quando a música chegava ao fim, todos os dias do projeto.

Em 2014 não houve projeto, mas em 2015, mais uma vez, José Augusto criou a música “O escritor mandou dizer” que falava de diversos assuntos, como os cuidados na água, a importância de jogar o lixo no lixo, de ter uma alimentação saudável e praticar atividade física.

Em 2016, a música do momento tem o título “Chuá Chuá”, e fala de água. Trata do bombeiro na atividade aquática de guarda-vidas, da água utilizada para o combate a incêndios, da importância de beber água e também sobre não deixar água parada em reservatório e baldes para evitar a contaminação pela dengue, zica e chicungunya e a proliferação do mosquito causador das doenças. Na edição deste ano e do ano anterior, a coreografia foi criada não só pelo tio Jabs, mas também pelas tias Amanda, Kelly, e outros tios do projeto.

Jabs conta que a inspiração vem de mostrar para eles assuntos de suma importância para sua vida de uma forma lúdica e que seja facilmente assimilada. “É incrível como eles aprendem com a música e ficam alertando até nós, tios do golfinho, da importância de fazer o que tratamos na própria música. Eles ficam o tempo todo falando ‘tio, tem que beber água não é?’, ‘tio, tem que comer frutas e verduras não é?’, e isso faz uma diferença incrível”, disse.

José Augusto completa dizendo que só de poder colocar uma música em um projeto como esse já é extremamente gratificante. “Eles aprendem mesmo, e cantam e dançam e perguntam onde baixar a música, dizem que estão ensaiando em casa, e sempre lembram da mensagem principal que é passada, sem contar na alegria que eles tem em participar”, disse.

Para baixar a música “Chuá Chuá” basta acessar o link: http://www.suamusica.com.br/JabsBarros/chua-chua-topadao-musica-do-projeto-golfinho-cbmal