CBMAL

BOMBEIROS TRABALHAM PARA GARANTIR A SEGURANçA DA POPULAçãO

  • 08/02/16
  • 14:02

 

Prevenção nas praias e locais de festejos é o foco das ações 

Para garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, além de realizar atendimentos a ocorrências quando acionados, realiza diversas ações preventivas na capital e interior. Durante o Carnaval, as ações preventivas recebem um foco maior nas praias e em locais com grande concentração de público. 

PRAIAS

Os guarda-vidas realizam diversas ações preventivas para evitar afogamentos, alertando os banhistas sobre os locais mais perigosos do mar e os perigos com excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Outra ocorrência bastante comum é de crianças perdidas.

Para diminuir a incidência desse tipo de ocorrência, os guarda-vidas utilizam pulseiras de identificação nas crianças. As pulseiras contém o nome da criança, o nome do responsável e o telefone para contato. As crianças são orientadas a sempre procurarem ajuda nos postos de guarda-vidas.

EVENTOS CARNAVALESCOS

Em locais onde há grande concentração de público, como shows, o corpo de bombeiros realiza vistorias para garantir a segurança dos foliões. As vistorias contemplam itens como saídas de emergência adequadas, extintores, iluminação, entre outros quesitos de segurança contidos no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

PROCEDIMENTO

O responsável pelo evento entra em contato com a Superintendência de Atividades Técnicas e entrega o projeto de segurança no Corpo de Bombeiros. Em seguida, os vistoriantes vão até o local para verificar se a estrutura está de acordo com o projeto apresentado. Caso não esteja, o local é notificado e, dependendo da gravidade, é interditado.

PARIPUEIRA

Foi o que aconteceu nos festejos de Paripueira, onde o Corpo de Bombeiros interditou o local onde seria realizado shows para a população. Os motivos foram pendências na sinalização de emergência, iluminação de emergência, ausência de corrimão nas escadas, rampas, ausência de extintores e saída de emergência inapropriada. 

Para o comandante da corporação, coronel Adriano Amaral, é imprescindível a segurança dos alagoanos. "Não podemos arriscar a segurança da população em hipótese alguma. Temos que agir de forma correta, dentro da lei. Trabalhamos para evitar acidentes que só acontece quando a prevenção falha", disse.