CBMAL

CBMAL é CREDENCIADO COMO CENTRO DE MERGULHO VOLTADO à SEGURANçA PúBLICA

  • 16/05/17
  • 18:05

Corporação agora pode emitir carteira de mergulho para profissionais da segurança pública

De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), o serviço de mergulho é tido como um dos três mais perigosos para o bombeiro militar, ao lado do resgate em estruturas colapsadas e do salvamento em altura. Para garantir maior eficiência e segurança aos mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o treinamento precisa ser constante e de qualidade.

Apesar de alta capacidade técnica, os mergulhadores do CBMAL não eram reconhecidos fora da instituição, que não podia emitir certificações ou credenciar os militares que realizassem algum curso dentro da própria corporação. Sendo preciso, quando de interesse do militar, que ele realizasse o credenciamento por conta própria, na maioria das vezes com habilitação apenas no mergulho recreativo.

“O mergulhador que o CB forma é muito bom, só que não é reconhecido fora da corporação. Não é obrigação do Estado certificar, pois a formação já existe, mas acredito que isso seja bom tanto para o militar quanto para a corporação, porque torna o serviço mais profissional”, afirma o tenente Diego Percia.

Dessa forma, seguindo os passos de corporações de outros estados, como Goiás, o Corpo de Bombeiros buscou tornar-se um centro de mergulho, o que foi conquistado junto a certificadora International Training (IT), por meio do seu braço voltado a segurança pública que é a Emergency Response Diving International (ERDI).

Com o apoio da CTEP (Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa) de Mergulho e da Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP), foram enviados dois militares para realizar o Curso de Instrutor da ERDI em Pernambuco, habilitando assim, a criação do primeiro Centro de Mergulho voltado a segurança pública de Alagoas.

CONTEÚDO ESPECÍFICO

A maior parte dos centros de mergulho oferecem curso técnico ou recreativo, contudo, o tenente Percia explica que o serviço realizado pelos bombeiros é muito diferente do conteúdo apresentado nessas duas modalidades, sendo necessário um curso que habilite os militares em técnicas de busca e salvamento em ambientes submersos.

Além de promover a valorização profissional dos mergulhadores do CBMAL, o credenciamento oficial possibilitará uma melhor capacitação, com técnicas e conteúdos atualizados. A ERDI também é responsável pela habilitação dos bombeiros de Nova Iorque, por exemplo.

 

ATUALIZAÇÃO

Com a novidade, todos os bombeiros que atuam na área de mergulho da corporação passarão por um curso de atualização. “A ideia é pegar o que há de novo porque já estamos há dez ou onze anos sem atualização. A gente conseguindo se inserir dentro do que há de mais moderno no mergulho, atualizando nossos militares, o próximo passo será abrir um novo curso de formação para mergulhadores, aberto para toda segurança pública do estado”, garantiu o oficial.


Últimas Notícias