CBMAL

PLANEJAMENTO ESTRATéGICO

 

Instituída pela Portaria nº 418/2021-GCG, publicada no BGO nº 207, de 09 de novembro de 2021, a Política de Gestão Estratégica (PGE) é a normativa que regula toda a atividade de planejamento e gestão estratégica no âmbito da Corporação, estabelecendo os instrumentos, princípios, competências, processos e metodologias utilizados para tal:

Política de Gestão Estratégica do CBMAL

 

Aprovado pela Portaria n° 099/2020 – GCG, publicada no BGO n° 099, de 28 de maio de 2020, o Plano Estratégico 2020-2024 é o documento que norteia a estratégia de gestão da instituição para o próximo quinquênio, por meio de um vasto portfólio de objetivos e iniciativas estratégicas. Formulado pela Assessoria de Planejamento e com ampla participação dos bombeiros militares desta corporação, o presente documento materializa a estratégia organizacional para o próximo quinquênio, norteando a conduta dos setores e pessoas envolvidas na sua execução. Para acessá-lo, clique no link a seguir:

Plano Estratégico 2020-2024 

 

O Mapa Estratégico é a representação visual da estratégia do CBMAL. Nele, constam os 17 (dezessete) objetivos estratégicos da corporação até 2024, distribuídos em 08 (oito) temas estratégicos, os quais se encontram alinhados às 04 (quatro) perspectivas da metodologia Balanced Scorecard (BSC) para o setor público: Sociedade; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento; e Financeira. Tudo isso deve estar alinhado à missão e à visão de futuro adotadas pela instituição.

Mapa Estratégico 2020-2024 

 

 

Em continuidade ao processo de planejamento institucional, cabe ao Plano de Gestão anual a atribuição de responsabilidades e o desdobramento das iniciativas estratégicas em projetos ou ações, bem como o estabelecimento de metas que servirão de referência para orientar a intensidade de execução da estratégia. Neste viés, reafirmando o caráter participativo conferido a este novo ciclo de Gestão Estratégica do CBMAL, para cada exercício é elaborado o respectivo Plano de Gestão, com colaboração dos diversos setores da corporação, que pode ser acessado mediante o link a seguir:

Plano de Gestão 2020-2021 Plano de Gestão 2022 Plano de Gestão 2023  Plano de Gestão 2024

 

Já o Plano de Comando tem por finalidade estabelecer as diretrizes e prioridades do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, de maneira alinhada ao Plano Estratégico 2020-2024 e à Política de Gestão Estratégica da instituição:

Plano de comando 2024 - Cel QOC BM Verçosa
 

Os indicadores institucionais permitem verificar o grau de eficácia com que as metas são alcançadas. São métricas que expressam os efeitos práticos das atividades que estão sendo executadas. Sendo assim, apresentam papel fundamental para o cumprimento efetivo do Plano Estratégico, colaborando com o monitoramento, avaliação e correção das iniciativas e ações. Para ter acesso aos indicadores adotados pelo CBMAL, consulte o Caderno de Indicadores Institucionais, disponível abaixo:   

Caderno de Indicadores Institucionais

 

O Sistema de Gestão Estratégica (SGE) é a ferramenta oficial de monitoramento e controle das ações estratégicas atribuídas aos diversos setores do CBMAL, podendo ser acessado mediante o endereço a seguir:

https://sge.cbm.al.gov.br/