MAIS DE 10 MIL PESSOAS VISITARAM O XV SENABOM EM GOIâNIA

• 15/11/15

Um sucesso de público. Cerca de 10 mil pessoas visitaram o 1º Congresso Internacional de Bombeiros e a 15ª edição do Seminário Nacional de Bombeiro (Senabom), encerrados no final da última sexta-feira, 13. Durante três dias, Goiânia foi a capital dos profissionais de emergência do País.

Palestras, cursos, exposições e provas operacionais movimentaram o Centro de Convenções da PUC-GO, que sediou o evento. Foram realizadas também no local as reuniões do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) e do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom).

A 2ª edição da Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie) trouxe para o evento o que há de mais moderno em materiais de segurança no Brasil e no exterior como drones, robôs e viaturas operacionais.

Palestrantes de renome como o psiquiatra Flávio Gikovate, o escritor Daniel Godri, o coordenador de Operações Especiais e um dos oficiais que serviram de inspiração para o personagem capitão Nascimento, Paulo Storani, o conferencista do ano no Brasil, Daniel Bizon, mestre em Salvamento e Resgate Aéreo, Coronel Leite e o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes, dividiram seus conhecimentos com o público atento que lotou o auditório para acompanhar suas palestras.

As provas operacionais, disputadas por equipes de diversos Estados, atraíram a atenção do público e integraram os bombeiros participantes.

Para o Coronel Carlos Helbingen Júnior, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o balanço é positivo. “Fizemos desses três dias um rico espaço de formulação, articulação e debate para a construção do conhecimento. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados e o 1º Congresso Internacional de Bombeiros entra para a história como um marco na realização de grandes eventos”, destacou.

PARTICIPAÇÃO DO CBMAL

O comandante geral, coronel Adriano Amaral da Silva, participou das reuniões do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) e do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom).

Fomos a corporação que enviou maior número de trabalhos científicos para o XV Senabom. A comissão organizadora das apresentações parabenizou por diversas vezes nossos militares, destacando a belíssima participação nessa etapa. E ainda, tivemos um trabalho escolhido para ser discutido no Ligabom.

Participamos de oficinas que promoveram novas técnicas de combate a incêndio e captura de animais. “Pudemos realmente observar todo o comportamento do fogo, desde a ignição até o seu desenvolvimento e observar o flashover ocorrer. Já tinha visto isso em vídeo, mas ver isso acontecer de perto foi muito interessante”, disse a tenente Ana Carla, sobre a instrução de combate a incêndio.

Participamos de todas as provas operacionais, sendo seis militares no Bombeiro de Aço, três no Desafio Petzl de Altura e cinco no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático.

Três bombeiros acompanharam de perto a primeira Certificação Nacional de Cães. “Vimos a montagem do cenário, da prova e como os árbitros cobravam. Conhecemos outros profissionais que trabalham com isso, vimos a ação de outros cães e tiramos dúvidas sobre treinamentos. Então, foi muito proveitoso”, conta o major Roberto Wanderlei.

Tudo isso tornou a participação deste ano, uma das mais proveitosas de todos os tempos pelo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas no Senabom.

Ascom CBMAL com Ascom CBMGO