ÓRGãOS DISCUTEM SEGURANçA CONTRA INCêNDIO E PâNICO NO CENTRO

• 03/12/15

Reunião na Aliança Comercial buscou alternativas para minimizar riscos de novos incêndios

Após os últimos incêndios em edificações que ocorreram no Centro de Maceió, culminando com um de grandes proporções que destruiu completamente quatro grandes lojas no mês passado, militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) se reuniram com representantes da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação (SIMA), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Eletrobras, Defesa Civil Municipal e Aliança Comercial para discutirem uma requalificação no Centro referente à segurança contra incêndio e pânico.

A reunião ocorreu na Aliança Comercial, no Centro, às 15h desta quarta-feira (02). Os principais pontos discutidos foram a logística de acesso ao calçadão das viaturas de grande porte, a sobrecarga da rede elétrica na região e a manutenção dos hidrantes.

Para o acesso ao calçadão, foi realizada uma vistoria logo após a reunião para definir a rota ideal das viaturas de grande porte. Devido à complexidade (remoção de postes, piso, espaço mínimo para acesso), ainda será apresentado um cronograma de execução das açõespara a próxima reunião (09/12) com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Com relação à rede elétrica, a sobrecarga de energia causou incêndios através de curtos-circuitos em diversas ocorrências atendidas pelos bombeiros, de acordo com laudos periciais apresentados pelos peritos em incêndio. A Eletrobras afirmou que 90% da fiação no Centro é subterrânea e que será enviado para as companhias de telefonia e operadoras de TV a cabo um ofício solicitando que a instalação dos cabos seja feita de forma subterrânea a fim de diminuir a quantidade de cabos nos postes. A Eletrobras vai estudar a possibilidade de diminuir cabos de alta tensão que ainda não estão subterrâneos.

HIDRANTES

Dos nove hidrantes do Centro, quatro estão ativos: os das ruas Pedro Monteiro (por trás da Santa Casa de Misericórdia), Barão de Alagoas (Praça Deodoro), Livramento (em frente ao edifício Brêda) e Moreira Lima (esquina com a Rua do Comércio). Os hidrantes das avenidas da Paz (ao lado do Museu Téo Brandão) e Dr. Francisco de Menezes (esquina com a Rua Cmd. Luiz Calheiros), e das ruas Boa Vista (esquina com o Beco São José ), Cincinato Pinto (em frente ao Palácio do Governo) e Dr. Alfredo Lobo (em frente a CBTU) encontram-se desativados. A Casal vai apresentar o cronograma de execução das instalações dos hidrantes no Centro na próxima quarta-feira.

PROPOSTAS

A SMCCU apontou as dificuldades para controle de renovação da documentação do alvará de funcionamento de muitos comerciantes que, após o vencimento do documento, não renovam. Pensando em solucionar essa problemática, a Aliança Comercial propôs uma campanha educativa através de uma cartilha informativa mostrando a necessidade de regularização dos estabelecimentos comerciais. A campanha começaria em janeiro e teria duração de três meses. Após o período, seria feito um mutirão de regularização envolvendo vários órgãos para emissão de documentos como alvará de funcionamento e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB ).

Ainda houve uma proposta de treinamento básico para os funcionários de manuseio de extintores, palestras educativas para prevenções de acidentes e outras ações que minimizem os riscos de incêndios.

A Superintendência de Atividades Técnicas (SAT) do Corpo de Bombeiros alegou que os projetos de segurança apresentados na corporação muitas vezes apresentam erros primários que atrasam a emissão do AVCB. “Acontece de irmos ao local e a planta apresentada não ter nada a ver com o estabelecimento. O comerciante precisa ter a consciência da importância de se regularizar”, disse o tenente Carlos Vasconcelos.

Na semana passada o CBMAL desencadeou a Operação Centro Seguro que notificou 216 estabelecimentos de 225 vistoriados. Ou seja, 96% das lojas vistoriadas estão com alguma irregularidade.

PROCEDIMENTO

Para regularização do estabelecimento com o Corpo de Bombeiros, o comerciante precisa estar atento ao procedimento. Inicialmente o projeto de segurança é apresentado na SAT do CBMAL para análise. O projeto precisa estar de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (adequação de extintores, placas fotoluminescentes, hidrantes, saídas de emergência, etc).

Após esse projeto ser analisado pelo Corpo de Bombeiros (CBMAL) e caso seja aprovado, ele é devolvido para que o responsável possa executar o projeto. Caso ele não seja aprovado, ele retorna para que o engenheiro faça as devidas correções.

Após realizada a execução do projeto, o mesmo é devolvido para o CBMAL e, num prazo de 30 dias, os vistoriantes do CBMAL vão ao estabelecimento verificar se o local está de acordo com o projeto apresentado. Se não houver pendências é emitido o AVCB que tem validade de um ano.