CBMAL

TURMA 2023 DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM: UMA CELEBRAçãO DE COMPROMETIMENTO E SUPERAçãO

  • 21/02/24
  • 10:02

Turma 2023 do Projeto Bombeiro Mirim: Uma Celebração de Comprometimento e Superação

2° SGT BM Rodolfo Marcelo

No vibrante cenário do Instituto Federal de Alagoas, local da solenidade de conclusão do projeto, situado no coração do bairro do Benedito Bentes, uma área de orgulho e emoção permeou o ambiente durante a formatura dos mais recentes 45 bombeiros mirins, fruto da parceria entre nossa Corporação e o Programa Vida Nova nas Grotas, do Governo do Estado de Alagoas. Este marco histórico marca não apenas a conclusão da primeira turma do Projeto Bombeiro Mirim em cooperação com o Programa Vida Nova nas Grotas, mas também simboliza o início de uma jornada de compromisso e serviço para esses jovens de 12 a 16 anos. Esta turma foi formada na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar.

Ao fazer sua entrada triunfal, os formandos foram recebidos pela banda de música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que prestou uma emocionante homenagem tocando a música tema do filme "Os Vingadores". O som envolvente despertou sorrisos nos rostos dos formandos, infundindo-lhes uma sensação de força e união que permeou todo o evento.

 

O Comandante Geral do CBMAL, Coronel BM Sérgio Verçosa, compartilhou palavras inspiradoras durante a cerimônia, citando uma passagem bíblica do livro de Provérbios: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele". Ele destacou o orgulho da Corporação em formar novos Bombeiros Mirins, ressaltando os valores de educação, compromisso e responsabilidade que são fundamentais para o serviço prestado pela instituição. Agradeceu a todos os envolvidos, parabenizou a equipe de instrução e ressaltou os laços estreitos entre o CBMAL e o Governo do Estado, que tornaram possível o sucesso do projeto.

A coordenadora do Vida Nova nas Grotas, primeira-dama Marina Dantas, que impulsionou o projeto nesta nova etapa, destacou a importância da iniciativa para reduzir a situação de vulnerabilidade social na comunidade onde a escola Dom Otávio Barbosa Aguiar está inserida. “O Bombeiro Mirim é um grande projeto que interfere diretamente no dia a dia de toda a comunidade. Os 45 jovens concluintes receberam a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos, mas principalmente a se tornarem bons cidadãos”, retratou.

A equipe de instrução também prestou uma merecida homenagem a dois pilares fundamentais do projeto, o Sargento Vítor e a Sargento Vivian, que estiveram desde o início e finalizaram suas atividades na data da formatura. Sua dedicação incansável foi reconhecida e celebrada, sendo eles verdadeiros exemplos de comprometimento e inspiração para todos os envolvidos.

 

Enquanto nos despedimos da turma 2023, já olhamos para o futuro com entusiasmo. A próxima turma do Projeto Bombeiro Mirim está prevista para iniciar em 5 de março, com a formatura programada para 18 de junho, na Escola Estadual Raul Lima, no bairro Ipioca. Quarenta novos alunos terão a oportunidade de participar e se tornarem parte desta nobre tradição.

 

 

O Projeto Bombeiro Mirim existe há 12 anos em nossa Corporação, com bombeiros militares dedicados a lecionar matérias essenciais para a formação desses jovens. Sob a coordenação da Primeira Dama do Estado de Alagoas, Marina Dantas, que também é Coordenadora do Programa Vida Nova nas Grotas, o projeto tem alcançado novos patamares de sucesso e impacto na comunidade. A equipe de instrução atual é composta pelo Subtenente Aníbal, Coordenador do Projeto, Sargentos João Carlos e Marina Torres, cujo compromisso e dedicação garantem a excelência do programa.