CBMAL

BOMBEIROS DISCUTEM NOVAS ESTRATéGIAS OPERACIONAIS PARA COMBATE A INCêNDIOS

  • 07/06/16
  • 17:06

Novas instruções visam melhor gestão dos recursos disponíveis para uma atuação mais eficiente

 

Definindo o futuro nas ações do presente. Esse foi o tema da palestra ministrada na manhã de hoje (7) pelo capitão Fernando Holanda, presidente da comissão técnica de ensino e pesquisa (CTEP) na área de combate a incêndio do CBMAL, para os oficiais que concorrem às escalas de coordenadores de operação e comandante de socorro do serviço operacional da corporação.

Parte do conhecimento compartilhado na oportunidade foi adquirido pelo capitão durante a participação no "Fire Days" realizado no final de abril desse ano em São Paulo. Entre os assuntos abordados no evento que reunião bombeiros de todo o Brasil, destaca-se a conjugação de guarnições de incêndio, que mesmo com efetivo reduzido, podem ter o poder operacional ampliado com a utilização conjunta de viaturas e trabalho em equipe.

O procedimento, já utilizado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, é baseado em uma tese de doutorado elaborada durante o Curso Superior de Bombeiros realizado na Escola Superior de Bombeiros do mesmo estado.

Em Alagoas, o poder operacional de combate a incêndio tem crescido muito nos últimos anos. Foram adquiridas mais de 15 viaturas que podem ser utilizadas em incêndios de 2014 até os dias de hoje. Outra grande evolução foi a aquisição de equipamentos de proteção para cada um dos militares que trabalham no combate ao fogo e também a criação das CTEPs.

"A criação das CTEPs foi um marco para o CBMAL. A própria viagem ao Fire Days foi um dos frutos da comissão", falou o capitão Holanda. Entre as atribuições da CTEP estão a realização de pesquisas, especificação de ferramentas, coordenação de cursos e instruções.

A próxima etapa do trabalho da comissão será a realização de instruções para o efetivo empregado na atividade operacional da corporação, tendo como finalidade principal uma gestão mais eficiente dos recursos do CBMAL e, consequentemente, uma melhor prestação de serviço para a sociedade alagoana.