CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR REALIZARá EVENTOS EM COMEMORAçãO AO DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

  • 28/06/16
  • 11:06

 

Semana Bombeiro Militar 2016 será realizada do dia 30 de junho ao dia 07 de julho

                No dia 02 de julho comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro, data em que o Imperador Dom Pedro II instituiu o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, no ano de 1856. Por essa iniciativa, o imperador tornou-se o patrono de todos os Corpos de Bombeiros do país.

                Em comemoração a essa data, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL) estará promovendo a Semana Bombeiro Militar 2016 que acontecerá do dia 30 de junho ao dia 07 de julho de 2016. Essa semana de eventos tem como objetivos divulgar o trabalho do bombeiro militar, fortalecer o vínculo entre a instituição e a sociedade alagoana, ensinar alguns procedimentos simples para prevenção de acidentes, incentivar a prática do treinamento profissional pelos bombeiros e abrilhantar a imagem da corporação ao realizar uma série de eventos saudáveis, seguros e divertidos.

                Como primeiro evento dessa série de comemorações, será realizado o café da manhã com a imprensa alagoana, no dia 30 de junho, com a presença do comandante geral da corporação que apresentará todos os eventos que serão realizados durante essa semana. Além da realização de um simulado operacional com oficinas nas diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros. A proposta é inserir a imprensa alagoana no universo bombeiro militar, levando-os a sentir na pele um pouco do que os bombeiros militares alagoanos vivem diuturnamente quando saem de suas casas para salvar vidas.

No dia 01 de julho será realizada uma exposição de materiais e viaturas na praça Deododro, no Centro de Maceió, para que toda a população possa conhecer equipamentos e viaturas utilizados pela corporação, e saber onde sua contribuição da taxa de bombeiros está sendo empregada. A banda de música também realizará uma apresentação de clássicos internacionais e da música popular brasileira, levando alegria aos transeuntes que por ali estejam passando.

                No dia 02 de julho, dia em que é festejado o dia nacional do bombeiro, estaremos promovendo um simulado operacional de atendimento a uma ocorrência simulada de colapso estrutural (desabamento), empregando  os  recursos  e  o  pessoal  disponível  no  âmbito  do Corpo  de  Bombeiros  Militar  de Alagoas, com a finalidade de expor e aproximar mais o público externo da atividade bombeiro militar. O simulado será realizado às 15h, na edificação  abandonada  da  construtora  “Falcão”,  localizado  na  Av.  Gustavo Paiva, defronte a Casa Vieira, Cruz das Almas. E às 15h, também no dia 02, será realizada uma visita ao Hospital Universitário com o  projeto  Sorriso  de  Plantão.

Já no dia 03 de julho, a banda de música da corporação realizará uma apresentação às 19h no Shopping Pátio Maceió. No dia 05, realizaremos um curso para funcionários de empresas locais que terão instruções de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e segurança contra incêndio e pânico, voltado a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Essa atividade tem como objetivo formar multiplicadores de conhecimento dos temas abordados e divulgar o trabalho preventivo e educacional desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros. O curso será realizado no auditório da Faculdade Estácio Jatiúca, às 8h

                Essa semana contará também com um evento que tem como objetivos primordiais o estímulo ao treinamento constante e a valorização do profissional bombeiro militar no desempenho de suas funções: a competição “Bombeiro de Fibra”.

A competição “Bombeiro de Fibra”, que será realizada no dia 06 de julho, tem o intuito de valorizar o orgulho, a tradição, a camaradagem e o valor da profissão bombeiro militar, percorrendo as principais áreas técnicas operacionais e exigindo dos competidores elevado nível técnico e preparo físico para a execução das tarefas. Essa atividade acontecerá no Ginásio do Sesi e será aberta para a população, que poderá prestigiar o bombeiro em ação durante a competição.

Encerrando a Semana do Bombeiro, teremos a formatura militar no dia 07 de julho, com a presença de toda a tropa do CBMAL e com a premiação do bombeiro destaque 2016, militares escolhidos pela própria tropa por seu espírito de equipe, e por serem sempre dedicados na função que desempenham.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas convida toda a população para prestigiar esses homens e mulheres, heróis de sangue, coração e coragem, abnegados e dedicados ao cumprimento da nobre missão de “vidas alheias e riquezas salvar” nessa semana de comemorações.