CBMAL

SEMANA DO BOMBEIRO: BANDA DE MúSICA EMOCIONA PúBLICO EM SHOPPINGS DE MACEIó

  • 07/07/16
  • 11:07

Com repertório popular, banda atraiu a atenção de crianças e adultos

 

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) emocionou dezenas de pessoas que acompanharam suas apresentações ocorridas no último domingo (4), no Shopping Pátio Maceió, e na segunda-feira (5), no Parque Shopping Maceió.

As apresentações fizeram parte da Semana do Bombeiro Militar 2016, que acontece entre os dias 30 de junho e sete de julho e é promovida pelo CBMAL em comemoração ao 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro.

O repertório foi composto por clássicos da MPB, como as músicas de Roberto Carlos, Ary Barroso, Vinícius de Morais, Cartola, Roupa Nova, Tim Maia, entre outros. Os ritmos nordestinos forró, xote e baião também marcaram as apresentações. Ao final, a banda executou a Canção do Soldado do Fogo, hino dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil.

“A Banda de Música faz a relação entre a comunidade civil e a comunidade militar. Nós somos especializados em mexer com as emoções e para gente sempre é um prazer tocar para o público”, disse o major Marcos de Oliveira Silva, regente da Banda de Música. 

A apresentação surpreendeu alguns visitantes do shopping, como a senhora Luanoa Rocha. “Saí do cinema e surpreendentemente encontrei a banda e resolvi ficar. Estou achando maravilhosa. As bandas da PM e dos Bombeiros são, para mim, as melhores orquestras que temos em Alagoas”, elogiou.

Turistas também foram espantados pela qualidade sonora da banda de música do CBMAL, como o senhor Paulo Sérgio Holanda Araújo de Brasília-DF. “Vim conhecer o shopping e fui surpreendido com a apresentação maravilhosa da orquestra do CB de Alagoas. Isso é muito importante porque eu acho que aproxima os bombeiros da população, como também leva cultura para a população”, disse.

Já o paraibano Sérgio Santos é músico e ressaltou o caráter social de eventos como esse. “Eu sou fascinado com a música, então qualquer coisa que eu fale de música é suspeito, mas eu achei tudo muito bonito. Acho que os shoppings deveriam explorar mais essa cultura da música. Até porque, além de bonito, é uma forma de atrair a atenção dos jovens, é um trabalho até social”, disse.

BOMBEIRO MIRIM

As crianças do Projeto Bombeiro Mirim fizeram participação na apresentação da banda do Parque Shopping Maceió. Sob a regência do terceiro sargento Roniery, eles apresentaram um pout-pourri composto pelas músicas Asa Branca e Parabéns pra você.

As crianças que se apresentaram são do Pontal da Barra e integram o projeto de introdução musical. Além das músicas ensaiadas especialmente para a apresentação, eles retornaram para o entoar a canção do Soldado do Fogo juntamente com a banda, ao final das apresentações.

O Bombeiro Mirim auxilia na formação integral das crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em estado de vulnerabilidade social, através do ensinamento de noções de primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento aquático, educação ambiental, prevenção de acidentes no lar, defesa civil, combate às drogas, educação física, entre outros temas importantes.