AULA INAUGURAL MARCA INíCIO DO CURSO DE SALVAMENTO VEICULAR LEVE

• 31/03/17

Reconhecer os riscos, planejar as ações, selecionar e executar as técnicas com base nos procedimentos operacionais, de uma ocorrência de salvamento veicular envolvendo veículos leves, essa é a busca do CSVL - Curso de Salvamento Veicular Leve, o qual foi pensado e estruturado pela Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP) do CBMAL.

Para o tenente coronel Walfrânio Bispo, superintendente da SEP, falar em excelência no serviço prestado não pode estar distante de um ensino forte. "Repassando o conhecimento para o emprego das corretas técnicas, o serviço se torna integrado e uniforme", disse o oficial.

O curso teve sua aula inaugural na manhã desta sexta-feira, 31, e foi dividido em duas etapas. A partir do dia 03 de abril, acontecerá a etapa de educação à distância pela plataforma de ensino MOODLE, com duração de duas semanas. O major Valdomiro Cavalcante, coordenador do curso, enfatiza a boa execução desta etapa, pois os conhecimentos adquiridos serão empregados na parte prática, que terá início no dia 17 de abril com aulas presenciais.

Para o 2º Tenente Fideles, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, o objetivo é absorver o máximo do curso nessa configuração, dividida em veicular leve, pesado e de instrutor, para poder multiplicá-lo em sua corporação. "Espero ter um bom curso, e se a organização for no padrão da hospitalidade por nós recebida, será excelente", disse.

Já para o soldado Sampaio, do CBMAL, a expectativa está muito grande, já que será sua primeira oportunidade de especialização: "espero um ótimo curso, que eu absorva muitos conhecimentos nessa área que eu tanto me identifico. É o primeiro de muitos que virão".

O CSV teve sua primeira turma em 2007, e desde 2011 não era realizado no CBMAL. Esta edição, que marca o retorno do curso, conta com uma turma de 24 bombeiros militares, sendo 10 de corporações co-irmãs, como Goiás, Bahia e Ceará.