CBMAL

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PARA A RESERVA INICIA AS ATIVIDADES DE 2017

  • 04/04/17
  • 12:04

Evento de lançamento ocorreu na Faculdade Estácio

Por Stephany Domingos

O Programa de Acompanhamento para a Reserva (PAR) realizou no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro de Jatiúca, a abertura oficial do ciclo de atividades para o ano de 2017. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (04) e contou com oficiais e praças do CBMAL e com a passagem do comando do PAR da capitã Katarina Lisboa para a capitã Giselle Mamede.

O PAR já existe desde 2013 e tem a ideia de preparar os bombeiros militares para a reserva. O bombeiro pode entrar no programa nos três anos que antecedem sua saída da ativa e nele encontram diversas atividades, oficinas e orientações que o ajudarão nesse novo momento que se aproxima, como economia, finanças, qualidade de vida, entre outras.

A capitã Katarina Lisboa foi a fundadora do PAR e irá para a reserva no próximo ano. Ela sentiu a necessidade de participar do programa e por isso, após três anos, deixou a coordenação do PAR. Ela falou com emoção sobre a importância do trabalho que é realizado com este acompanhamento. “Quando começamos com o programa, não tínhamos a noção do que significa essa passagem da ativa para a reserva. Com o tempo e estudo vimos o quanto é difícil tirar a farda e seguir outros rumos na vida e então percebemos o quanto o PAR é importante auxiliando para que os militares possam ir para casa com tranquilidade, se planejando e entendendo essa mudança, vendo-a com outras perspectivas”, disse a oficial.

No primeiro encontro de 2017 houve uma palestra sobre qualidade de vida e segurança no trabalho, relacionando o que pode ter sido vivido pelo bombeiro militar durante sua vida ativa e o que isso pode ter feito para melhorar os problemas que surgiram ou evitar os que possam surgir.

A capitã Giselle assumiu o comando do PAR com muita alegria e com a vontade de continuar o trabalho que vinha sendo realizado pela capitã Katarina e sua equipe: “é um trabalho muito importante e deve ser continuado. Vamos buscar sempre atender aos nossos militares e proporcionar a eles uma ida tranquila e amena para a reserva”, finalizou a nova coordenadora.