CBMAL

GSA FAZ TREINAMENTO DIVERSIFICADO EM BARRA NOVA

  • 16/06/15
  • 09:06

 

O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) realizou expediente de treinamento na praia de Barra Nova, na última sexta-feira, 12. A ação faz parte do calendário de atividades para 2015 que busca preparar melhor os guarda-vidas em sua atividade fim, bem como fazer com que todos os militares do grupamento estejam preparados para cada tipo de praia da região metropolitana.

Num primeiro momento, o capitão Allan falou com a tropa, fornecendo orientações gerais sobre a praia de Barra Nova. O sargento Wellington também repassou algumas informações por conta da sua experiência de guarda-vidas naquela praia.

O tenente coronel Reinaldo, comandante do GSA, destacou a necessidade desse encontro mensal. “Esse expediente é importante para que possamos manter o diálogo com a tropa. Estamos fazendo um revezamento de postos, justamente, para que os nossos militares se familiarizem com todos os tipos de praia do nosso litoral”, explicou o oficial.

Scooby, cão da raça labrador que está em fase de treinamento para resgate também participou das instruções. “Alguns cães de outras corporações também são treinados para salvamento na água. Esse não é o foco do Scooby, no momento, mas quem sabe no futuro com outros cães”, conta o capitão Jorge Luiz.

Os cerca de 50 militares foram distribuídos em quatro oficinas de treinamento com embarcações. Também foram realizados os primeiros testes com o novo jet-ski do grupamento, e a convite do GSA, cinco militares da Força Nacional estiveram presentes e participaram de todo o treinamento.

Ao final os guarda-vidas fizeram uma competição de natação, seguido de um café da manhã com frutas para toda a tropa.