Corporação esteve no local com cinco viaturas e dezenove bombeiros militares
Por sargento Stephany Domingos
O dia de serviço para os bombeiros militares alagoanos começou movimentado nesta sexta-feira, 17. O Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência de colisão entre um carro e uma van na BR – 424, em direção ao Pólo Cloroquímico, em Marechal Deodoro. A primeira viatura foi acionada por volta das 07:44 e chegou ao local da ocorrência cerca de oito minutos depois.
No cenário, encontravam-se dois veículos, sendo um carro de passeio com placa de Maceió e uma Van com placa de Marechal Deodoro. A informação inicial chegada na Central de atendimento era de um cenário complexo e de muitas vítimas envolvidas.
Ao chegar ao local, foi verificada a existência de seis vítimas dentro da Van e uma vítima dentro do carro de passeio. Neste momento, as guarnições do Auto Bomba Tanque – ABT – 11, do Auto Bomba e Salvamento – ABS – 12, da Auto Resgate – AR – 44 e da Auto Resgate – AR – 50 iniciaram o serviço isolamento, prevenção e retirada das vítimas que estavam na Van e que pelo grau de ferimentos necessitavam de atendimento imediato e transporte rápido para a unidade de emergência hospitalar.
A tripulação da aeronave Falcão 04 realizou o atendimento da vítima de maior gravidade que está entubada em estado grave no HGE; e as guarnições da AR – 50 e da AR 44 realizaram o atendimento de duas vítimas do sexo masculino, cada, que foram conduzidas ao HGE.
Outras duas vítimas foram atendidas por guarnições do SAMU que estiveram no local com uma viatura de suporte básico e uma de suporte avançado. A guarnição do ABS 12, juntamente com a tripulação da Aeronave Falcão 04 realizaram o desencarceramento de duas vítimas e a retirada do interior do veículo das demais.
Uma das vítimas presa às ferragens tinha 55 anos, era do sexo feminino e teve o óbito atestado pelo médico que integrava a USA do SAMU. Após a retirada, as guarnições de salvamento e resgate aguardaram a chegada do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística para realizar os procedimentos cabíveis.
A guarnição do ABT - 11 também esteve no local e realizou a prevenção de incêndio, lavagem de pista, e deu inicio ao processo de desobstrução da via pública.
O tenente Nobre, comandante de socorro desta sexta-feira, falou da complexidade da ocorrência e parabenizou todos os bombeiros militares envolvidos que deram o máximo possível para minimizar os riscos e atender todas as vítimas com técnica e destreza.
“Assim que chegamos ao local, observamos que se tratava de uma colisão com um grande desprendimento de energia e com um cenário complexo já que ambos os veículos estavam com a estrutura bastante comprometida e que algumas vítimas estavam presas às ferragens. A situação era bastante atípica e adversa e a temperatura do local estava bastante elevada. Porém, mesmo com o desgaste físico dos militares, todas as ações de desencarceramento, retirada de vítimas do interior dos veículos, resgate e prevenção de incêndio foram executadas com bastante empenho dos bombeiros militares empregados”, falou o oficial, que fez questão de enfatizar o quanto é importante trabalhar em equipe seguindo todos os procedimentos técnicos para salvaguardar as vítimas.
ABT – 11
Sargento Lucas Barreto
Sargento Isaac Melo
Sargento J. Messias
Soldado Samuel
ABS – 12
Tenente Nobre
Sargento Renato
Sargento Quirino
Cabo Emannuel
Cabo Clarissa
Auno Oficial 1 Oliveira
AR – 44
Sargento Aníbal
Sargento Canuto
Cabo Marina Torres
Cabo Luna
AR – 50
Sargento Jairalice
Cabo Jeniffer
Soldado Felix
Falcão 04
Sargento Batista
Sargento Victor Hugo
Parabéns pelo empenho!