CBMAL

CANIL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS CONTA COM NOVA VIATURA PARA ATENDIMENTO A OCORRêNCIAS E TREINAMENTOS

  • 07/07/20
  • 13:07

Atualmente, corporação possui cinco cães de salvamento

Por sargento Stephany Domingos

 

O serviço de cães do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas é realizado na corporação desde o ano de 2015, quando a cadela Txuca e o cão Scooby chegaram ao CBMAL. O Canil faz parte do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e no início do serviço, o tenente coronel Roberto Wanderley, coordenador do serviço de cães, e o capitão Jorge Luiz, comandante do 3º GBM de União dos Palmares começaram a treinar os cães em suas residências para torná-los aptos a atuarem nas primeiras ocorrências. Hoje a corporação possui uma área própria para treinamento e descanso dos cinco cães de salvamento, que são eles: Rex, Ragnar e Joy, além da Txuca e do Scooby.

Para transportar o bombeiro de quatro patas é necessário uma viatura apropriada que possua uma ambientação interna que comporte o cão em segurança. E com o objetivo de melhorar esse acondicionamento e transporte dos animais para ocorrências e treinamentos tanto na capital quanto no interior do estado, os integrantes do Canil viram a necessidade de uma viatura com uma nova estrutura e solicitaram esta demanda ao comando do GBS. O Comando Geral do CBMAL, ao tomar conhecimento dessa necessidade, determinou que a Superintendência de Material e Patrimônio (SMP) providenciasse uma viatura para os serviços prestados pelo Canil. A SMP, por sua vez, a nivel do Centro de Manutenção do CBMAL (CMAN), estruturou uma viatura Auto Salvamento (AS) com gaiolas e ventiladores, deixando-a adaptada para o serviço solicitado.

Os cães estão aptos a realizarem os serviços de busca e salvamento de pessoas em ambientes de desabamento, desmoronamento e matas e fazem isso com a agilidade que o ser humano não tem, através do olfato. Com o canil, o serviço é executado por uma equipe que entre oficiais e praças, são responsáveis por treinar os cães, cuidar de sua alimentação e limpeza, e os acompanham nos atendimentos diversos de ocorrências e treinamentos no estado.

Segundo o tenente coronel Roberto Wanderley, O Canil evoluiu bastante e com a nova viatura poderá crescer ainda mais. “A ideia é aumentar o número de cães e treinar bastante, além de iniciar o serviço de busca de pessoas mortas”, disse.

A sargento Shirley, bombeira cinotécnica auxiliar do Canil, também enalteceu a importância da viatura para o serviço de cães do CBMAL: “É através dela que nós conseguimos levar os animais para treinamentos. E para que a gente tenha sucesso nas ocorrências é necessário treinar bastante em ambientes universais e assim fazer com que o cão se sinta seguro em qualquer espaço”, explicou a auxiliar do Canil, salientando que esses ambientes simulam ocorrências reais. “Treinamos em áreas de matas, áreas que simulam deslizamento de barreiras e prédios desmoronando; durante o dia, ou da noite; em dias de chuva ou dias de sol; tudo para que o cão se sinta seguro no exercício e assim, também se sinta seguro na ocorrência”, finalizou.