por Yasmin Evangelista
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas recebeu duas viaturas do tipo auto bomba tanque (ABT), adquiridas através de verba da taxa de incêndio, o investimento está avaliado em R$750 mil cada. Os dois caminhões de combate a incêndio vão reforçar as ações dos militares na capital e no interior.
As viaturas são mais modernas do que os ABT’s que já são utilizados na Corporação e serão empregadas em ocorrências de incêndios e salvamento de pequenas, médias ou até grandes proporções. Para o Capitão Heberton, chefe da seção de operações do Grupamento de Incêndio, esses veículos vão aperfeiçoar os serviços dos bombeiros militares nos combates: ”Com a chegada desses novos ABT’s, as capacidades de combate aumentarão em diversas áreas, principalmente em edificações”.
Ainda segundo o Capitão, o reforço vem em boa hora com a aproximação da época seca. “Como o incêndio em vegetação já está atuante, as saídas dos caminhões de incêndio já aumentaram, mesmo que não seja em estabelecimentos ou edificações, há um desgaste nos caminhões e equipamentos neles atribuídos”, explica.
Dentre outras novidades, essas viaturas possuem uma torre de iluminação própria que funciona através do sistema eletropneumático do próprio caminhão e um tanque específico com capacidade de 4.500 litros. Após passarem pelos trâmites normais de recebimento e testes, nossas viaturas serão empregadas no serviço operacional.
Tal aquisição faz parte de um plano de ação estabelecido no Planejamento Estratégico 2020/2024, que visa a expansão e o fomento operacional da nossa Corporação vislumbrando uma maior eficiência no combate com menor tempo resposta.