CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INICIA CURSO DE RESGATE EM ÁREAS INUNDADAS

• 25/04/22

Curso contará com 100 horas/aula na modalidade semipresencial

Por sgt Thássia Santos

Teve início na manhã desta segunda-feira (25), a 3ª edição do Curso de Resgate em Áreas Inundadas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), no auditório do Quartel do Comando Geral da corporação. O curso conta com 20 alunos bombeiros militares, sendo três da corporação da Paraíba, e será realizado de forma semipresencial, com um total de 100 horas/aula, com duração de duas semanas.

A aula inaugural contou com palestra de abertura com o tema “Sala de alerta: aspectos técnicos de prevenção e integração essenciais à atividade bombeiro militar”, proferida pelo meteorologista da SEMARH, Vinícius Nunes Pinho, que ressaltou a importância da parceria entre as instituições no salvamento de vidas. “Não adianta termos um sistema de alerta e não termos um canal de comunicação e uma integração, e aqui temos isso. Devido a essa integração, ajudamos a população, minimizando os danos em caso de desastre natural em Alagoas. A sala de alerta é uma ferramenta para o trabalho de vocês, e sem vocês nosso trabalho não funciona”, disse o palestrante.

O coronel Ivo Alvarez, diretor de Material e Patrimônio, presidiu a solenidade e aproveitou para agradecer. “Agradecemos a Semarh pela excelente palestra, que traz um assunto muito importante para a nossa corporação. Agradeço aos instrutores e aos alunos que venceram a seleção e agora irão enfrentar o curso. Desejo sorte, sucesso e que Deus os abençoe!”, discursou o coronel.

O curso contará com os seguintes módulos: aspectos  gerais do resgate em áreas inundadas, técnicas e táticas de resgate em áreas inundadas e técnicas como tripulante de embarcações; com aulas práticas nas praias da Pajuçara e Sobral, no complexo lagunar mundaú-manguaba, além de instrução no rio São Francisco, em Piranhas.