CBMAL

MILITARES DO CBMAL PARTICIPAM DE CAPACITAçãO PARA APRIMORAR ATENDIMENTO EM CASOS DE VIOLêNCIA CONTRA A MULHER

  • 20/05/22
  • 13:05

Comissão Mulher Segura da SSP apresentou o Protocolo de Atendimento Humanizado

 

por Ascom CBMAL

 

 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), uma palestra da Comissão Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A palestra teve como objetivo apresentar o Protocolo de Atendimento Humanizado às ocorrências de violência contra a mulher em Alagoas aos oficiais da corporação.

 

Durante a palestra, a qual foi ministrada pela presidente da Comissão, tenente-coronel BM Camila Paiva, militares que formam o oficialato do CBMAL receberam orientações sobre como oferecer um atendimento mais eficiente e especializado, proporcionando uma assistência mais acolhedora à vítima.

 

 

“O Corpo de Bombeiros Militar como instituição integrante da segurança pública tem um papel fundamental no atendimento a ocorrências desta natureza, visto que muitas vezes a mulher está machucada precisando de atendimento pré-hospitalar e transporte, e os bombeiros precisam saber como devem tratar essa vítima, pois é diferente de atender uma vítima de um acidente de trânsito, por exemplo, pois envolve toda uma questão psicológica e emocional que envolve aquela ocorrência. A tropa precisa saber como atender essa ocorrência, começando já da central 193, e assim os bombeiros também estarão salvando vidas”, explicou a oficial.

 

Ainda de acordo com a tenente-coronel, pela primeira vez no Brasil, um estado tem um protocolo de atendimento unificado para todos os órgãos de segurança pública, o qual teve acompanhamento de psicólogas, assistentes sociais e advogadas para que o atendimento seja realizado da melhor forma. O Protocolo visa uma padronização no atendimento, além de capacitar os bombeiros a repassarem as informações acerca da Rede de atendimento à mulher vítima de violência.

 

Na semana passada, o referido protocolo foi apresentado aos bombeiros militares que atuam na Central 193, para que assim o atendimento humanizado tenha início logo na chamada de emergência.


Últimas Notícias