ALAGOANOS ENCERRAM SUAS PARTICIPAçõES NO BOMBEIRO DE AçO E NO DESAFIO PETZL

• 13/11/15

Eventos fazem parte do XV SENABOM, realizado em Goiânia

O segundo dia do XV Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) contou com os últimos participantes do Bombeiro de Aço e a realização do Desafio Petzl de Altura. Os dois eventos foram marcados pelo alto nível dos competidores e pela organização impecável.

No Bombeiro de Aço, a tenente Helga Vasconcelos e a soldado Willenay Tavares esbarraram no tempo máximo da prova, 7 minutos, faltando finalizar apenas a última parte, carregar a “vítima” de 100 kg até a linha de chegada.

Já o soldado Morais não pôde competir, já que o Desafio Petzl de Altura aconteceu no mesmo horário da competição.

O resultado final oficial ainda não foi divulgado pela organização do evento.

O CIRCUITO

A prova é composta por uma escadaria de três andares onde o bombeiro sobe carregando uma mangueira, totalmente equipado com roupas de combate a incêndio e respirando com o ar do cilindro de oxigênio. Em seguida, vem o deslocamento com o martelo, o slalom, o arrastamento da mangueira pressurizada até o ponto onde se combate um incêndio e finaliza com a retirada da vítima do local até a linha de chegada.

O Bombeiro de Aço segue as normas de competições internacionais, exige bastante preparo físico e leva os bombeiros a enfrentarem seus limites.

DESAFIO PETZL

Dez equipes participaram do Desafio Petzl de Altura no XV Senabom. As provas exigiam agilidade e destreza dos concorrentes, além, claro, de amplo conhecimento dos equipamentos utilizados no salvamento em altura.

A equipe do CBMAL, composta pelo major Aluysio, subtenente Feliciano e pelo soldado Morais, não se classificou para as semifinais. A organização do evento ainda não divulgou o resultado final oficial.

O tenente coronel Alan Leite ressaltou a importância da participação do CBMAL no evento. “Parabéns a todos que competiram. Foi importante a presença, o resultado servirá apenas para diagnóstico e referência para o próximo ano, pois com certeza vocês estarão aqui novamente mais experientes e mais preparados. Parabéns a todos guerreiros operacionais”, cumprimentou o oficial.

CAMPEONADO DE SALVAMENTO AQUÁTICO

O Campeonato Latino Americano de Salvamento Aquático está sendo realizado nesta sexta-feira, 13, último dia do XV Senabom. O CBMAL está sendo representado pelo tenente Diego Pércia, pelo sargento Marcos Ramalho e pelos soldados João Lucas Café, Rafael Brandão e Pedro Paes nas provas individuais e por equipes.