CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS CELEBRA 75 ANOS COM UMA EMOCIONANTE SOLENIDADE

  • 30/11/22
  • 14:11

O evento ficou marcado por ter o maior número de militares promovidos da história do CBMAL

 

 

por Yasmin Evangelista, estagiária da ASCOM CBMAL

A última terça-feira (29), foi de festa para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), data em que se comemora seus 75 anos de criação. Na ocasião, aconteceu uma  solenidade de aniversário no Quartel do Comando Geral. Houve homenagens, promoções de 56 oficiais militares e 554 militares praças, além de, entrega de viaturas de resgate e concessões da Medalha do Mérito Bombeiro Militar a autoridades civis e militares; tornando-o um grande evento do tamanho da Corporação. 

 

 

 

“Neste momento queria agradecer a Deus por este momento único da instituição a qual sirvo há 29 anos, nosso planejamento sempre foi manter nossa Corporação em crescimento e hoje fico feliz em dizer que bons frutos foram colhidos, com um trabalho incansável de toda a tropa que compõem o CBMAL alcançamos a aquisição de materiais que colocam nossa instituição em um patamar superior; hoje temos a solenidade com o maior número de promovidos da história, os senhores fazem parte do nosso sucesso e crescimento; também  gostaria de parabenizar a todos os militares que fazem parte da nossa Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social pelo empenho para realizar essa festa linda, por fim, continuo com compromisso de cumprir o lema estampado em nosso planejamento e nossas missões: proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente do povo  alagoano, muito obrigado!”, discursou durante o evento, o comandante geral do CBMAL, coronel Jacques Wolbeck.

 

 

 

Durante o evento, várias homenagens e honrarias aconteceram, como a entrega da Medalha do Mérito Bombeiro Militar a autoridades civis e militares; mas a emoção estava concentrada nos militares que tiveram a tão sonhada promoção à 3° sargento. “Quando ingressamos como bombeiros em 2010 tínhamos uma perspectiva de sermos sargentos com 15 anos de serviço, que configura como metade da carreira, e hoje essa formatura teve uma importância pois conseguimos chegar nessa patente tão desejada com menos tempo do que o previsto; resultado da luta dos militares pelo QO e do empenho do Comando; para a turma de 2010 é um novo ciclo que inicia junto com o aumento das responsabilidades, então precisamos estar preparados para usarmos essa responsabilidade com sabedoria e assim vamos galgando até o fim da nossa carreira militar”, relatou o novo 3° sargento Diogo Cordeiro. 

 

 

 

Além disso, durante o evento, o Governador Paulo Dantas exaltou todo  o  trabalho desempenhado pelos nossos soldados do fogo. “Primeiro, quero agradecer e parabenizar ao coronel Jacques Wolbeck pela organização do evento impecável do tamanho desta instituição que salvou e salva a vida de tantos alagoanos, também tivemos a alegria de realizar a maior promoção da história do CBMAL, onde mais da metade de seus integrantes foram promovidos e isso é um motivo de muita alegria pois valorizamos todos esses militares que desempenham um trabalho brilhante”, comentou o governador. 

 

A DATA

 

 

 

O evento marca a celebração da fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, criado como órgão da Polícia Militar, pela Lei N° 1.348 de 29 de novembro de 1947, sancionada pelo então governador Silvestre Péricles. Nesta data, foi criada a Formação de Bombeiros na Polícia Militar, com a missão de estruturar, organizar e fazer funcionar a antiga seção de bombeiros. A formação foi criada pelo então governador do estado Silvestre Péricles e era destinada à extinção de incêndios e salvamento de vidas e haveres no município de Maceió, a qual foi expandida para outros municípios alagoanos no decorrer dos anos.

 

 

 

Em 26 de maio de 1993, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas conquistou sua autonomia administrativa e operacional. Deu-se início à longa trajetória de crescimento, ampliação do serviço para diversos municípios de Alagoas, cursos e capacitações para a tropa, criação do serviço com cães para resgate de vítimas, e criação de relevantes projetos sociais.